APA Triunfo do Xingu recebe micro tratores e extratoras de óleo de castanha-do-pará

Dois microtratores e duas máquinas extratoras de óleo de castanha-do-pará foram entregues à Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (CAMPPAX) nesta quarta-feira, 29, por intermédio da Gerência da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

Com o auxílio das máquinas, os pequenos produtores reduzirão os esforços braçais no trato com a terra, ao mesmo tempo em que poderão aumentar a produção no campo. O uso das máquinas usadas para extrair óleo da castanha representa uma nova alternativa para beneficiamento do fruto, que agora poderá ser usado para a produção de óleo. “Com essa diversificação aumentam os lucros e, consequentemente, melhora a qualidade de vida dos produtores, que é um dos objetivos da APA”, explica Socorro, Gerente da ATX.

Após a visita ao local, foi realizada uma cerimônia de formalização no auditório da Praça Ceus, em São Félix do Xingu, onde foi assinado o “Termo de Cessão de Uso” dos equipamentos. O evento teve a participação de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura das Prefeituras de São Félix do Xingu e de Altamira, municípios que tem parte de seus territórios incluídos na Unidade de Conservação, e de outras instituições.

Além da entrega dos equipamentos, a ocasião foi propícia para apresentação da nova gerente da ATX, Maria Bentes, que assumirá a Região Administrativa do Xingu, em substituição à Socorro Almeida, destacada em medida administrativa para a Gerência da GRM (APA do Arquipélago do Marajó e Parque Estadual do Charapucu, em Afuá).

Na sequência os presentes asisstiram a uma palestra do Grupo “Centroflora”, sobre manejo do jaborandi e as possibilidades de coleta sustentável do vegetal, que possui o princípio ativo pilocarpina, utilizado no tratamento contra o glaucoma.

Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS:
IMG_20160630_093327IMG_20160630_093552IMG_20160630_093652IMG_20160630_093743

Comentários(4)

1. Juacil pereira de souza diz

Quais outros produto que vcs trabalha

2. Juacil pereira de souza diz

Oi boa noite eu estou enterrados em comprar o óleo de castanha e acastanha beneficiada de vcs -zap-1594992772513 juacil

• Denise Silva diz

Bom dia,

O Ideflor-bio não comercializa óleo de castanha. A extração do óleo é feita diretamente pelos produtores da Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (CAMPPAX), que foram beneficiados com as máquinas, no intuito de reduzir os esforços braçais no trato com a terra e aumentando a produção no campo.

Att,

• Juacil pereira de souza diz

Ola bom dia vcs têm castanha do Pará beneficiada para vender. Obrigado

Comentários estão desabilitados para este artigo.