Ideflor-bio realiza levantamento de espécies para criação de UC em Castanhal

A equipe de biólogos da Diretoria de Gestão da Biodiversidade, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), está fazendo o diagnóstico ambiental e o levantamento de fauna e flora na área conhecida como Horto Florestal, em Castanhal, para fornecer informações que serão fundamentais para o processo de criação de uma Unidade de Conservação (UC) naquele município.

A área apresenta mais de três mil espécies de árvores catalogadas, além de trilhas, nascentes e uma fauna exuberante. O projeto apresenta alternativas para transformar o local em uma UC com mirante, centro de visitação e restaurante, respeitando essa floresta primária localizada no centro de Castanhal, sem esquecer das famílias que vivem próximo ao Horto e seguindo as adequações urbanísticas com um estudo socioambiental do entorno da área.

De acordo com a gerente da Diretoria de Gestão da Biodiversidade, Nívia Pereira, para garantir a classificação da Unidade de Conservação é necessário seguir um roteiro metodológico. “O objetivo é que a Unidade seja uma área de proteção integral. Nosso foco central será a proteção e preservação do local, que futuramente também poderá servir como centro de pesquisa e referência para as futuras gerações”, explicou.

Ainda segundo a gerente, com o levantamento das espécies, estão sendo elaborados relatórios com base em análises dos aspectos biológico, socioeconômico, fundiário e do meio físico, que indicarão qual categoria de UC a área poderá se adequar.

À Diretoria de Gestão da Biodiversidade do Ideflor-Bio compete planejar, coordenar, supervisionar e promover a execução de planos, programas e projetos relativos à preservação, proteção e conservação da biodiversidade, apoiando a realização de pesquisas nestas áreas, a promoção do zoneamento da fauna e flora silvestres, a seleção e definição de espécies da fauna e flora a serem protegidas, e a promoção de atividades de recomposição florestal, inclusive de Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Reserva Legal (ARL), em Unidades de Conservação.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio


GALERIA DE FOTOS:
IMG-20170412-WA0020DSCN2841DSCN2857DSCN2826IMG-20170412-WA0018IMG-20170412-WA0016DSCN2827IMG-20170412-WA0021IMG_4099IMG_4103

Comentários estão desabilitados.