APA de Algodoal-Maiandeua recebe visita de pesquisadores estrangeiros

Nos dias 10 e 11 de maio, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua recebeu uma visita técnica de 25 pesquisadores, ligados a Organização das Nações Unidas (ONU), Instituições do Caribe e da Amazônia, em visita ao Brasil, para a “Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe”, realizada em Belém.

A Visita foi conduzida pelos professores Norbert Fenzl, Otávio do Canto, Rodolpho Bastos, Sérgio Moraes, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPa); Lise Tupiassu e Luly Fischer, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/ICJ/UFPa); alunos dos programas de pós-graduação; Márcia Monteiro, do Ideflor-bio; e pesquisadores estrangeiros que participavam do Seminário Científico Internacional Amazônia-Caribe.

Na APA, os visitantes percorreram mangues, currais e ocupações nas praias e encostas. Além destas atividades, participaram ainda da palestra do Gerente da Região Administrativa do Nordeste Paraense (GRNE/Ideflor-bio), Luiz Coltro, que falou sobre a gestão da APA Algodoal-Maiandeua, seus instrumentos, e os principais problemas e desafios à gestão. A apresentação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Ferreira.

A Palestra e o debate foram simultaneamente traduzidos para a língua inglesa e francesa, haja vista as origens dos ouvintes. Após a apresentação, houve o debate e esclarecimento de dúvidas dos presentes. No segundo dia de visita, houve um passeio de barco pela região, com observação da natureza.

“Os aspectos positivos para a gestão foram a inclusão da APA em uma rede de pesquisadores que monitoram acidentes com animais aquáticos venenosos e o avanço no entendimento para uma pesquisa sobre a pesca tradicional de currais em nossa APA. Além disso, foi uma oportunidade para mostrarmos nosso trabalho de Gestão frente ao cenário socioeconômico vivido atualmente no país.”, contou Luiz Coltro, Gerente da GRNE.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: