Ação conjunta qualifica catadores de lixo de Ulianópolis

De 9 a 12 de maio aconteceu o último módulo da capacitação “Cooperativa em Ação”, voltada para a Cooperativa de Reciclagem de Ulianópolis (COOPERES), que levou aos cooperados novas alternativas para os obstáculos enfrentados no dia a dia, visando o aumento da produtividade e permitindo que o conceito de gestão se instale nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, tornando-os aptos para gerenciar uma central de triagem de resíduos sólidos.

Com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, o Instituto Manguezal, em parceria com a Pará Pastoril e Agrícola S/A (Pagrisa) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ulianópolis, tem realizado, desde fevereiro, eventos de qualificação para catadores oriundos do lixão.

A COOPERES é uma organização social, que conta com 20 integrantes e já trabalha nos preparativos para o lançamento da coleta seletiva no próximo “Agro Fest milho 2017”, tradicional evento que movimenta Ulianópolis e municípios vizinhos.

O módulo 1 da capacitação teve o tema “Cooperativismo e suas bases” e abordou os conceitos, valores e os princípios de cooperativismo. O módulo 2 teve o tema “Gestão de Processos da Cooperativa”, onde foram traçados layouts de galpão, com organogramas e objetivou identificar os principais problemas no processo de trabalho da cooperativa. O módulo 3 teve o tema “Educação ambiental, marketing e vendas” e desenvolveu competências de análise e gestão de informações utilizadas para captação e manutenção do negócio. O módulo 4 teve o tema “Gestão Contábil e Financeira”, e por último, o módulo 5, que teve o tema “Saúde e Segurança do trabalho”, e contou com a colaboração de Gabriel Lima, Enfermeiro e Ergonomista da PAGRISA, que tratou da saúde ocupacional, ensinando aos cooperados a importância de cuidados para preservação da saúde durante o expediente de trabalho.

Houve também a colaboração do Engenheiro de Segurança do Trabalho, Wiilian Savian, que discutiu acerca dos métodos e equipamentos de segurança, onde foram demonstrados seus usos e distribuídos equipamentos de proteção individual (EPI’s), contendo 03 tipos de luvas, botas, protetores auriculares, respiratórios e oculares.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez também a entrega de um espaço para o trabalho da Cooperativa de Reciclagem de Ulianópolis, onde funcionará a Central de Triagem de Resíduos Sólidos de Ulianópolis.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: