Curso de Condutores de Trilhas e Caminhadas é realizado na APA de Algodoal-Maiandeua

Com o objetivo de levar conhecimentos específicos das trilhas existentes nas Unidades de Conservação (UC) pertencentes a APA de Algodoal-Maiandeua, no município de Maracanã, foi realizado um Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas, ação conjunta entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), de 05 a 10 de junho.

O curso disponibilizou 30 vagas gratuitas para moradores das comunidades inseridas na APA de Algodoal-Maiandeua, que foram habilitados a atuar como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, conduzindo com segurança os visitantes. A ação fez parte do Projeto de Qualificação Profissional, no segmento de natureza, selecionado pelo Banco da Amazônia (Basa), por meio do Edital de Patrocínio 2017 e contou com o apoio financeiro do BASA (Agente promotor do desenvolvimento integrado da região amazônica) e do Governo Federal.

De 05 a 09 de junho, foi realizado o Módulo I do curso, com aulas teóricas, abordando temas como técnicas de interpretação ambiental, gestão ambiental, ecoturismo, criação de trilhas, cuidados com animais peçonhentos, técnicas de condução de trilhas, noções de sobrevivência em área de selva. Já no dia 10, houve o Módulo II, onde os participantes fizeram um percurso, em rabetas, ao Porto do Sr. Zeca Plácido, onde realizaram uma trilha até o Lago da Princesa, com aula prática de nós e amarras, além de obtenção de água e fogo por meio fortuitos e armadilhas. A caminhada continuou pela Trilha da Rocinha e retorno ao Porto das Fogueiras.

“O curso é uma iniciativa importante de qualificação, diversificação e regulamentação da atividade diante das peculiaridades da UC e da  Instrução Normativa (IN) 004/2017, que dispõe sobre as normas e procedimentos administrativos para autorização de prestação do serviço de condução de visitantes nas Unidades de Conservação Estaduais”, explicou Ellen Thais Azevedo, da Gerência da Região Administrativa do Nordeste Paraense (GRNE/Ideflor-bio).

Ao final da atividade, houve uma avaliação pelos discentes dos módulos ministrados. O Módulo III do curso ocorrerá em agosto, com participação do Corpo de Bombeiros, que orientará os participantes em aulas de Atendimento Pré-hospitalar (APH).

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: