Ferramentas de monitoramento e controle ambiental são apresentadas a gestores

O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Thiago Valente, e outros representantes do poder público municipal e estadual estiveram reunidos, nos dias 28 e 29, no “I Encontro de Gestores para o Fomento de Políticas Públicas Sustentáveis e Alternativas de Controle, Monitoramento e Combate ao Desmatamento”, que foi realizado no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e contou com a presença do governador Simão Jatene.

Em pauta, os novos instrumentos e ferramentas de gestão ambiental e as ações para o seu fortalecimento com a participação mais efetiva dos municípios. Em dois dias de encontro, prefeitos, técnicos e secretários de meio ambiente de mais de 90 dos 144 municípios paraenses conheceram as novas ferramentas de monitoramento e participaram de palestras e treinamentos.

Na ocasião, o Governador também ressaltou o esforço do estado para alcançar até 2020 o Desmatamento Líquido Zero, compromisso assumido em 2010 durante a Rio+20. “Avançamos muito e é importante que se tenha claro que isso é uma questão da gente se equipar para fazer efetivamente gestão. Na hora que você aprimora as ferramentas e os mecanismos, você qualifica o Estado e os municípios para exercerem melhor o seu papel”, completou Simão Jatene.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio
(Com informações da Agência Pará)

GALERIA DE FOTOS: (Fotos: Sidney Oliveira / Agência Pará)