Curso de condutores de trilhas é ministrado no Parque Estadual de Monte Alegre

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), através da Gerência da Região Administrativa da Calha Norte I (GRCN-I), promoveu de 26 de junho a 01 de julho, o curso de qualificação em serviços turísticos “Condutor de Trilhas e Caminhadas”, no Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA).

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o projeto faz parte do Programa de Qualificação do Turismo da SETUR, que tem a finalidade qualificar profissionais em diversas áreas dentro do turismo, além de favorecer a movimentação do mercado para o estado e gerar emprego e renda para os capacitados.

O curso capacitou 25 moradores das comunidades do entorno do PEMA, com aulas teóricas, abordando temas sobre Unidade de Conservação, gestão ambiental, ecoturismo, animais peçonhentos, técnicas de condução de trilhas e noções de sobrevivência na selva. Já a parte prática foi realizada na trilha da Pedra do Pilão, um dos principais atrativos turísticos do parque.

As capacitações com moradores das unidades e entornos visam atender a Instrução Normativa (IN) n° 004 de 12 de abril de 2017, que estabelece normas e procedimentos para o exercício da atividade de condução de visitantes nas unidades de conservação estaduais.

“Capacitar os jovens para atuarem na atividade turística fornecendo um serviço de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do turismo, sobretudo o ecoturismo na região”, ressaltou Andreia Dantas, turismóloga da Gerência da Região Administrativa da Calha Norte I (GRCN-I/Ideflor-bio).

O curso ainda terá mais um módulo, a ser realizado no segundo semestre, com a parceria do Corpo de Bombeiros, que ministrará sobre a temática de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: