Conselheiros Gestores da Flota Iriri e RDS Vitória de Souzel são empossados

A Gerência da Região Administrativa do Xingu (GRX), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), esteve em expedição, nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, para a realização das posses do Conselho Gestor da Floresta Estadual (FLOTA) do Iriri e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel.

Nos dias 29 e 30 de junho foi realizada a cerimônia da posse dos Conselheiros Gestores da Flota Iriri, que recentemente passou por uma ação de fiscalização, por técnicos do Instituto. Além da posse, os conselheiros receberam também uma capacitação para conhecer o funcionamento do Ideflor-bio, o que são Unidades de Conservação (UC), o processo de criação das UCs, a importância da formação dos Conselhos Gestores, além da elaboração de um regimento interno e plano de ação emergencial. Os presentes também puderam discutir idéias, ouvir opiniões e tirar dúvidas sobre o trabalho realizado pelo Conselho.

No dia 06 de julho, aconteceu a posse dos Conselheiros Gestores da RDS Vitória de Souzel, que contou com a participação de moradores da UC; de membros das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Vitória de Souzel, Vitória do Xingu e Porto de Moz; membros das Colônias de pescadores de Vitória de Souzel e Vitória do Xingu; e Universidade Federal do Pará (UFPa). A participação das entidades foi fruto do edital de chamada pública, divulgado pelo Instituto, que ficou aberto durante todo o mês de junho, para os interessados em compor o Conselho. No total, 30 conselheiros foram empossados, sendo 15 titulares e 15 suplentes. Ainda no dia, 06, foi realizado um seminário de turismo, apresentado por Ellen Azevedo, representante da GRX/Ideflor-bio, na ocasião.

Já no dia 07, foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) de Altamira e UFPA, para discutir propostas de turismo técnico científico, para o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal, e turismo de experiência, para a RDS Vitória de Souzel. No mesmo dia, a Gerente da GRX, Maria Bentes, esteve reunida com o Secretário de Meio Ambiente de Altamira, para tratar sobre o desflorestamento na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, em uma reunião prévia para esta semana, entre SEMAT/Altamira, Ideflor-bio e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) de são Félix do Xingu, para pensar em uma atuação conjunta para a área. “A APA Triunfo do Xingu engloba os dois municípios. Por isso a importância de integrar os três órgãos.”, finalizou a Gerente.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: