Cães e gatos da APA de Algodoal-Maiandeua são vacinados e vermifugados gratuitamente

Uma ação gratuita de vacinação, vermifugação e cadastramento dos animais na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, foi realizada, nos dias 18 e 19, com o objetivo de manter a sanidade e o controle dos cães e gatos domésticos abandonados na área, além de preveni-los contra a raiva, carrapatos, sarnas, pulgas e demais parasitas.

O trabalho é parte do “Projeto de Manejo de Animais Domésticos” intitulado “Canisfelis”, criado pela ONG Veterinários da Amazônia, em parceria com a Gerência da Região Administrativa do Nordeste Paraense, do Instituto de desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (GRNE/Ideflor-bio), que realizará, posteriormente, o trabalho de castração, feiras de doações de filhotes e regulamentação e monitoramento da entrada de animais domésticos advindos do continente.

Durante os dois dias, pelo período da manhã e da tarde, a Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Ferreira e a Praça do bairro Camambá, viraram pontos fixos de vacinação. A equipe também percorreu pela vila de Algodoal e Praia da Princesa, a fim de imunizar o maior número possível de cães e gatos. Ao final, foram contabilizados mais de 120 animais cadastrados, vacinados e vermifugados.

Segundo o Biólogo e Gestor da APA de Algodoal-Maiandeua, Luiz Coltro, esta ação obteve um grande sucesso para a comunidade e para os animais residentes na Ilha. “Conseguimos reunir os comunitários e nossos parceiros em prol de uma das questões que mais nos afligia, que era a qualidade de vida dos cães e gatos. Vacinamos cerca de  25% da população total e ainda temos bastante trabalho a fazer.”, contou.

A ação também contou com o apoio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Polícia Civil, Cooperativa de Lancheiros da Ilha de Maiandeua, Algodoal e Marudá (Climam) e Pousada Mytologia. A segunda etapa de vacinação dos animais ocorrerá ainda este ano, no mês de agosto.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS
vacinação nos bares da Praia da Princesavacinação no bairro Camambá (2)posto de vacina da escolaparceiros PM, Ideflor-bio e Polícia Civilvacinação no bairro Camambáequipe da açãoinformação aos moradoresposto de vacinação da escolavacinação na escolavacinação na Princesavacinação nos bares da Praiaação volante de vacinaçãocachorros vacinados recebem marcaçãoSofia, moradora do bairro baixada fluminense e seu filhote vacinado!