Ideflor-bio e Semas promovem o V Seminário Estadual de Águas e Florestas

(Foto: Ascom Semas)

Em comemoração aos dias mundiais da Meteorologia, da Água e o das Florestas (21, 22 e 23 de março) e com o objetivo de apresentar estudos e debater a respeito dessas temáticas, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio), está promovendo, de 20 a 24 de março, o “V Seminário Estadual de Águas e Florestas”, na sede da Uepa.

Voltado para profissionais e estudantes que atuam na área de gestão ambiental e recursos hídricos, a programação conta com palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas direcionadas a águas, florestas e mudanças climáticas. Como forma de divulgar pesquisas e experiências relacionadas aos temas, foram aceitos trabalhos de professores, estudantes e profissionais das áreas afins, para apresentação durante o evento, os quais serão publicados em revista eletrônica sobre o Seminário.

Na quarta-feira, 22, foi realizada a mesa redonda, com o tema “As mudanças climáticas e seus impactos sobre as águas e florestas”, que contou com a presença de Cintia Soares, Diretora de Gestão de Florestas Públicas (DGFLOP), do Ideflor-bio, como palestrante, além de membros da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Uepa.

“As mudanças climáticas e seus impactos socioambientais” foi outro tema debatido em mesa redonda, que teve como palestrante Cláudia Kahwage, da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio/Ideflor-bio), com a participação de membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Uepa, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Ufpa. O papel dos povos indígenas na prevenção e controle do desmatamento na Amazônia também esteve em pauta.

Todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia desse recurso natural é uma das metas durante a comemoração. O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando o dia 22 de março como data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS:

Cintia Soares (DGFLOP/Ideflor-bio)

Foto: Ascom Semas

Cláudia Kawage/Ideflor-bio. (Fotos: Ascom Semas)