Projeto de educação ambiental é realizado na APA de Algodoal-Maiandeua

Ações educativas e socioculturais voltadas ao desenvolvimento sustentável, incluindo orientação e prevenção sobre poluição das praias, decorrente de descarte de lixo pelos veranistas, foram executadas, de 21 a 24 de julho, dentro do “Projeto Verão Legal com Educação Ambiental”, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua, no Nordeste do Pará. A atuação interinstitucional foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

No primeiro dia da programação houve um encontro na Ilha de Algodoal, com todos os parceiros envolvidos. À noite, foram realizadas, na Escola Maria Lourdes Ferreira, a palestra “Água Nossa de Cada Dia – Uso Racional” e a apresentação dos vídeos “Economizar Água”, com a Turma da Mônica, e “Tá Limpo”.

No sábado (22), as atividades começaram pela manhã, com uma blitz no trapiche principal da Ilha e entrega de panfletos aos veranistas, alertando sobre o descarte irregular de lixo no local. Depois, a ação foi direcionada à Praia da Caixa D’água, com atividades lúdicas e educativas visando à sensibilização de moradores e visitantes, além de pintura facial e desenhos gráficos. Na Praça da Ilha, houve apresentação dos fantoches Lili e Neco, sobre o tema “Consciência Ambiental na Praia”, com ensinamentos para crianças e adolescentes sobre como evitar o descarte inadequado de lixo na praia, entrega de brindes e performance do animador ambiental Tio Arroz (Marcio Eokin).

A ação no domingo (23) contou com a entrega de sacolas plásticas a donos de barracas e veranistas na praia da Princesa, brincadeiras ecológicas apresentadas pelo Tio Arroz, que fez pintura facial e desenhos gráficos nos participantes. A programação encerrou com entrega de brindes a crianças e adolescentes. Já pela parte da noite, na sede do Ideflor-Bio, foi feita uma avaliação dos trabalhos, com os órgãos envolvidos no “Projeto Ação Verão”.

De acordo com o gestor da APA de Algodoal-Maiandeua, Luiz Coutro, o “Projeto Verão Legal com Educação Ambiental” está em plena harmonia com o “Projeto Lazer Consciente”, desenvolvido na Ilha. “Este trabalho despertou em todos a importância do papel da educação ambiental nas praias, que é sempre um desafio. Vimos in loco o trabalho realizado pela coordenação de educação ambiental da SEMAS, junto com o Ideflor-Bio e o BPA, dialogando com moradores, donos de barracas, vendedores ambulantes e turistas, usuários de um bem público, sobre a importância de manter a praia limpa e conservada, para uso de todos”, finalizou o gestor.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: