Força-tarefa combate incêndio florestal nas UCs de São Geraldo do Araguaia

Há mais de trinta dias o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas (PESAM) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de São Geraldo do Araguaia, de gestão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), vem recebendo uma força-tarefa para combater focos de incêndios florestais. As ocorrências acontecem anualmente, por diferentes causas, que podem ser naturais ou criminosas.

Para controlar o incêndio, o trabalho vem sendo realizada pelo Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marabá; pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), através do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (GRAESP); pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/IBAMA), através da Brigada Indígena Sororó; pelo Grupo de Brigadistas Civil das comunidades do entorno do Parque; além de fazendeiros da região, através da Fazenda Agropecuária Andorinha, que cedeu uma parte de sua equipe, além de um caminhão pipa para a ação.

O incêndio foi favorecido pelas altas temperaturas, ventos fortes, acesso complicado ao local, e por se tratar de uma área onde o relevo é bastante acidentado. Todavia, os esforços em conjunto já contribuíram consideravelmente para a diminuição dos focos. Hoje, se encontram apenas dois, concentrados na região do Vale do Sucupira. A previsão é de que até este fim de semana, este trabalho já seja concluído.

Além do trabalho de combate ao incêndio, a equipe do Corpo de Bombeiros identificou ilícitos ambientais cometidos dentro do PESAM, como a extração ilegal de um exemplar de Sapucaia. De acordo com o Gerente da Região Administrativa do Araguaia (GRA), do Ideflor-bio, Ernildo Serafim, essas situações também contribuem com outros trabalhos, como a ação de fiscalização e monitoramento na área. “A equipe do Instituto direcionou a equipe para vistoria técnica, culminando na apreensão da madeira e todos os procedimentos legais.”, finalizou.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio


GALERIA DE FOTOS: 

Comentários estão desabilitados.