Normas para atividade pesqueira e aquícola são apresentadas a pescadores de Tucuruí

O Plano de Ordenamento dos Recursos Pesqueiro e Aquícola do Mosaico do Lago de Tucuruí foi apresentado, nesta sexta-feira, 15, aos pescadores do município. A reunião foi realizada no auditório da Associação Comercial de Tucuruí.

A ação faz parte do planejamento da Gerência da Região Administrativa do Mosaico do Lago de Tucuruí (GRTUC), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Idelfor-bio) e contou com o apoio da Colônia de pescadores de Tucuruí Z-32 e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí.

O Plano de Ordenamento se trata de um conjunto de normas e ações que permitem administrar a atividade pesqueira e aquícola, com base no conhecimento atualizado dos seus componentes biológico, pesqueiro, econômico e sociais, de forma ecossistêmica.

O documento foi elaborado como instrumento norteador para atender as demandas governamentais e da sociedade civil organizada do setor da pesca e aquicultura, por meio de projetos que perpassam pelos eixos temáticos da educação ambiental, conselho gestor, manejo dos recursos naturais, desenvolvimento e valorização das comunidades locais, proteção e fiscalização e pesquisa.

Na ocasião, a Secretária de Meio Ambiente de Tucuruí, Gleiciane Félix, ressaltou a importância da colaboração e a realização do projeto com o envolvimento de todos os pescadores, que também puderam esclarecer dúvidas e conhecer detalhes de todos os projetos que compõem o plano.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: