II etapa do curso de formação de condutores de trilhas é realizada no PESAM

Entre os dias 04 e 07 de agosto, foi realizado o segundo módulo do curso de formação de condutores de trilha, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), no Parque Estadual da Serra dos Martírios/ Andorinhas (PESAM), em São Geraldo do Araguaia. A ação dá continuidade ao trabalho que foi iniciado em maio deste ano, no município de Marabá.

O módulo II do curso, com aulas práticas, englobou trilhas temáticas em locais de referência, como percurso turístico, abordando o contexto histórico, beleza cênica, atividades tradicionais, entre elas pesca e agricultura, além de reflexões sobre processos históricos da região e Guerrilha do Araguaia.

Nesta etapa, a atividade contou com o apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)/Núcleo de Educação Ambiental (NEAM), sendo ministrado pelos professores Abraão Mascarenhas, Cristiane Vieira e Maria Antônia.

De acordo com o Gerente da Região Administrativa do Araguaia (GRA/Ideflor-bio), Ernildo Serafim, o curso atende a Instrução Normativa nº 04, de 12 de abril de 2017, sendo um dos critérios para habilitação e credenciamento de condutores de trilhas de Unidades de Conservação Estadual. “O objetivo mais importante deste curso é levar informações teóricas associadas às visitas in loco, como forma de agregar qualidade nas visitações acompanhadas pelos condutores, além da apropriação dessas áreas, tendo em vista que os participantes são todos moradores da região, especialmente das comunidades do entorno do PESAM, localizadas na APA Araguaia, como a Ilha de Campo, Sucupira, Santa Cruz dos Martírios e os PA’ s Boqueirão e Tira Catinga.

A segunda e última etapa do Módulo II de aulas práticas, acontecerá na Serra dos Carajás, com data a ser definida.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio


GALERIA DE FOTOS:
   

Comentários estão desabilitados.