Operação do período de defeso resulta em apreensões no Mosaico Lago de Tucuruí

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) realizou, na madrugada de terça-feira, 21, ações de fiscalização, que fazem parte da operação do período de defeso 2017/2018, na Região do Mosaico Lago de Tucuruí, onde estão localizadas a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí Ararão.

Durante a operação, foram apreendidos apetrechos de pesca em desacordo com a legislação ambiental vigente, além de 2 embarcações, 2 motores rabeta, mais de 2 toneladas de pescado e 1 arma de fogo. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), 13°Batalhão da Polícia Militar de Tucuruí, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí e Eletronorte.

O período de defeso é compreendido, anualmente, de 1° de novembro a 28 de fevereiro (regulamentado pela Instrução Normativa Interministerial N° 13, de 25/10/2011). A fiscalização na área do Lago de Tucuruí garante o cumprimento da legislação vigente e a conservação dos ecossistemas e recursos naturais atingidos pela construção de empreendimentos no Rio Tocantins, possibilitando assim a manutenção dos estoques pesqueiros em níveis que permitam a sustentabilidade da atividade na região.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: