Estudantes de escolas da APA Araguaia participam de gincana ecológica

Alunos, pais e professores das Escolas E.M.E.F. Boqueirão, E.M.E.F. Pedro Gomes da Silva, E.M.E.F. Wildemberg Oliveira de Assis e E.M.E.F. Dom Pedro II, localizadas nas comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, participaram, no dia 09 de dezembro, da “5° Gincana Ecológica da APA Araguaia”, que debateu o tema de educação socioambiental das escolas locais.

A ação foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estad9o do Pará (Ideflor-bio), através da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Com o tema “Educação socioambiental das escolas da APA Araguaia”, a gincana teve como objetivo, além da interação entre os envolvidos, sensibilizar na importância das atividades de educação ambiental que são desenvolvidas nas Unidades de Conservação. Também estiveram presentes na atividade, membros da Coordenadoria de Educação do Campo da Secretaria de Educação de São Geraldo Araguaia, do Museu Emílio Goeldi, além de Conselheiro Gestores do PESAM e APA Araguaia.

Os alunos realizaram várias atividades, como a loteria Ambiental, onde foram sorteadas perguntas sobre diversos temas; uma contagem de sementes, trazidas, respectivamente, de cada escola; uma corrida de percurso, onde os alunos disputaram quatro modalidades; além da apresentação de danças regionais.

Posteriormente, foram realizadas apresentações lúdicas e culturais, com uma roda de capoeira e a apresentação do teatro de fantoche, com o tema “Preservação Ambiental com Lili e Neco”. Um torneio de futebol masculino e feminino também foi realizado, que encerrou a programação com a entrega do troféu da escola campeã, a E.M.E.F. Boqueirão, além de medalhas e prêmios aos ganhadores.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: