PESAM e APA Araguaia realizam 2ª reunião ordinária do Conselho Gestor

A Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), realizou a 2ª Reunião Ordinária dos Conselhos Gestores do Parque Estadual da Serra dos Martírios Andorinhas (PESAM) e Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), no dia 24 de novembro de 2017.

A reunião teve como pauta principal a atualização dos encaminhamentos das reuniões anteriores, apresentação de novos colaboradores da GRA/Ideflor-bio, substituição e manifestação de interesse junto aos Conselhos Gestores, apresentação das ações desenvolvidas e seus resultados nas comunidades da APA Araguaia, como os monitoramentos das cachoeiras, praias, quelônios, da biodiversidade e Sistemas Agroflorestais (SAF). também foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados dos concluintes do curso de formação de monitores voluntário e condutores de trilha, além da apresentação do monitoramento de ecossistemas aquáticos em comunidades ribeirinhas, localizadas na Zona de Amortecimento do PESAM.

Diante de toda a pauta, feitas as discussões e encaminhamentos, findou-se a reunião nos questionamentos sobre a situação dos incêndios florestais nas Unidades de Conservação em 2017, onde seu combate perdurou por 70 dias e contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, brigadistas comunitários e fazendeiros.

O Conselho Gestor é o principal instrumento que as Unidades de Conservação têm para se relacionar com a sociedade, visando promover uma gestão compartilhada com seus administradores. Para a formação de um conselho é preciso prioritariamente identificar os atores governamentais e da sociedade civil, que estejam relacionados à UC, para que sejam mobilizados e sensibilizados a participarem do gerenciamento da área. Entende-se que este deve ter conhecimento, deliberar, opinar e divulgar as questões relacionadas à UC, participando interativamente da gestão, considerando o plano de manejo, seu plano de uso, os objetivos da Unidade e especialmente os interesses de seus moradores.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio


GALERIA DE FOTOS:

Comentários estão desabilitados.