Ideflor-bio e Remo Runners doam equipamentos para a Comunidade do Pantanal, no Curió-Utinga

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e o grupo esportivo Remo Runners realizaram, nesta quinta-feira, oito de março, a entrega de equipamentos para a horta comunitária da Comunidade do Pantanal, localizada no Curió-Utinga, em Belém. A iniciativa é parte do projeto de contrapartidas firmado pelo Parque Estadual do Utinga com o grupo esportivo, o qual prevê a doação de equipamentos como uma compensação pela realização de eventos de esporte no Parque.

Segundo o Gerente da Região Administrativa de Belém (GRB/Ideflor-bio) e diretor do Parque, Júlio Meyer, as propostas de contrapartida podem ser legalmente firmadas com quaisquer grupos esportivos que desejem realizar eventos no Parque e representam uma forma de garantir a preservação e o desenvolvimento da Unidade de Conservação. “Esses projetos firmados pelo Parque Estadual do Utinga se tornam catalisadores das ações de intervenção no próprio parque e também nas comunidades que vivem aqui pelos entornos. Eles ajudam a firmar não só os princípios de preservação das Unidades de Conservação, mas também mostram a responsabilidade que temos com a população que usufrui da riqueza que esse espaço proporciona”, afirma.

A Comunidade do Pantanal recebeu tesouras de poda, enxadas, carros de mão, escada, regadores, bebedouro e outros equipamentos de jardinagem que são utilizados para cuidar da horta comunitária, a qual existe desde 2017. Os equipamentos foram recebidos com festa e os moradores do Pantanal agradeceram a iniciativa. “Nós somos vizinhos do Parque e ficamos muito felizes por estarmos estreitando os laços. Isso mostra que o Parque contribui com a gente e nós também nos tornamos cada dia mais responsáveis pela preservação desse espaço”, conta Clicilene Araújo, presidente da Associação Comunitária local.

A horta comunitária do Pantanal produz flores ornamentais, medicinais e também hortaliças, como alface e cheiro verde. Celina Araújo, moradora do lugar, conta que a horta se tornou um espaço de convivência e terapia. “É muito comum ver os moradores da Comunidade aqui, conversando uns com os outros, conversando com as flores, cultivando a terra. A gente gosta muito desse lugar.”

Os equipamentos foram todos doados pela equipe esportiva Remo Runners. O coletivo comemora três anos dia 11 de março e a festa é no Parque Estadual do Utinga: uma corrida de oito quilômetros, que vai reunir cerca de 700 corredores. A comemoração é também uma forma de conscientizar e contribuir com a natureza. “Nós pensamos muito na questão ambiental, pois gostamos de correr e aproveitar as visões lindas que o nosso estado tem. É preciso valorizar cada vez mais o parque e também as pessoas que vivem por aqui”, contam Kleyton Belém e Paula Costa, organizadores do evento.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação Ideflor-bio