Inauguração do Parque Estadual do Utinga atrai a população paraense

Uma ode à natureza. Assim podemos classificar o Parque Estadual do Utinga, inaugurado nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com o Governo do Estado e as secretarias estaduais de Cultura (SECULT) e Turismo (SETUR). A festa de inauguração contou com apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, do Boi Veludinho, dos percursionistas do programa ProPaz e de Fafá de Belém, que cantou o hino do estado. O evento atraiu milhares de pessoas da região metropolitana de Belém, que vieram conferir em primeira mão a nova infraestrutura do Utinga.

Estiveram presentes na inauguração do parque diversas autoridades, como o governador do Estado, Simão Jatene, o presidente do Ideflor-bio, Thiago Novaes, o secretário de Cultura e responsável pela obra, Paulo Chaves, os prefeitos de Belém e Ananindeua, Zenaldo Coutinho e Manoel Pioneiro, além de deputados e senadores paraenses.

Em seu discurso, o governador do Pará lembrou que o Utinga é um espaço de convivência entre o homem e a natureza e também agradeceu a todos os que contribuíram com a revitalização do Parque. “Nós não podemos esquecer que ninguém faz nada sozinho, então eu gostaria de agradecer aos operários que conduziram a obra, aos servidores do Estado, à comunidade, a cada homem e mulher que, com esse parque, plantam uma semente que mostra que a relação entre o homem e a natureza é possível. ”

O novo Parque do Utinga traz para o Pará estrutura ecoturística completa. Com investimentos de mais de 40 milhões de reais, foram inaugurados hoje o Centro de Acolhimento do Parque, que tem em sua estrutura espaço para café, loja de souvenir, um auditório, além de banheiros e estacionamento para 400 veículos e bicicletas; a Casa da Mata, com espaço para café, exposição artística e ainda dois trapiches com vista para o Lago Agua Preta; o Recanto da Volta, com café e trapiche; e o Mirante Bolonha, às margens do lago de mesmo nome.

Além das obras de infraestrutura, o Utinga oferece ainda muita diversão para os amantes da aventura. São nove trilhas ecológicas distribuídas pelo espaço e a possibilidade de praticar diversas modalidades esportivas, como o boia cross, o rappel e a canoagem.

Na festa de inauguração, a população contou com food trucks para alimentação e uma lojinha montada pela Fundação Cultural do Pará. O projeto Meu Copo Eco também estava presente. A inciativa busca diminuir o consumo de descartáveis por meio do uso de copos duráveis e estilizados. Os visitantes do Utinga podem usar um copo do projeto mediante uma caução. Ao final do passeio o visitante pode ficar com o copo ou devolve-lo e pegar o dinheiro de volta.

Para o presidente do Ideflor-bio, Thiago Novaes, o dia foi de muita alegria. “Alegria por devolver o parque para a população do estado. Mas também por trazer para as pessoas da região metropolitana de Belém a oportunidade de ter uma experiência mais qualificada com a natureza”.

Experiência que já começou a acontecer desde a tarde desta sexta-feira. É o caso Thayna Ramos, 35, que trouxe os filhos de 12 e nove anos para conhecer o novo Utinga. “Eu já fazia caminhadas aqui pelo Parque antes, mas agora ele está muito mais bonito. Eu vou voltar várias vezes, com certeza.”. E vai ter de trazer os filhos. O menino Arthur Ramos afirma ter adorado a paisagem e não vê a hora de andar de bike pelo Parque.

Para aqueles que querem fazer como o Arthur e já começar a realizar suas aventuras, uma boa oportunidade é a caminhada ecológica que acontece neste sábado, a partir das 8h, com saída do Centro de Acolhimento do Parque. A caminhada irá percorrer os quatro quilômetros de vias pavimentadas do Utinga e apresentar, para os visitantes, todo o novo equipamento turístico do espaço.

No domingo, 18, é a vez dos esportes. Os visitantes do Parque poderão realizar diversas modalidades esportivas, acompanhados por condutores autônomos cadastrados pelo Ideflor-bio.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação Ideflor-bio

Comentario(1)

1. Priscila Oliveira diz

Boa noite, gostaria de saber se pode fazer books fotográficos, pois estou querendo realizar o book de 1 aninho da minha filha dia 14/04/2018 pela manhã. tem que marcar horário? ou a entrada gratuita?.

Comentários estão desabilitados para este artigo.