Dia Mundial da Terra com conscientização e aventura no Parque Estadual do Utinga

No domingo, 22, foi comemorado o Dia Mundial da Terra e, no Parque Estadual do Utinga, a data contou com conscientização e aventura. O Parque realizou, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), uma série de ações com o objetivo de alertar estudantes da Universidade e visitantes do Parque sobre a importância da conservação da natureza para as cidades amazônicas.

O tema das ações foi “Unidades de conservação como base para a gestão e equilíbrio nas cidades”. O gerente do Parque Estadual do Utinga, Julio Meyer, apresentou aos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Unama o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e falou sobre o funcionamento das UCs da Região Metropolitana de Belém e sobre o Utinga. Para o gerente, a iniciativa é uma forma de aproximar a gestão das UCs do Pará e a academia, o que traz benefícios não apenas para as instituições, mas para a sociedade paraense.

“É necessário apresentar aos estudantes os desafios da gestão das Unidades de Conservação, especialmente da Região Metropolitana de Belém, em função do uso e ocupação do solo. Eventos como esse aproximam as instituições de ensino e a gestão do Parque, o que proporciona aos alunos uma visão mais completa de como é a gestão ambiental na região. Já para a gestão da Unidade essa aproximação possibilita que as atividades de pesquisa e extensão universitárias sejam cada vez mais direcionadas a subsidiar a tomada de decisões nas UCs”, explica Julio Meyer.

Além da palestra, os estudantes também percorreram a trilha do Patauá. Um percurso de 765 metros de extensão, considerado de nível fácil. A trilha foi guiada por Julio Meyer, que aproveitou o trajeto para contar aos estudantes diversas curiosidades sobre o Parque.

Os estudantes também distribuíram aos visitantes do Parque sacos de lixo de tecido, que podem ser reutilizados a fim de diminuir o uso e descarte de sacos de lixo plásticos. Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unama, Álvaro Pinto, “o evento visou demonstrar aos acadêmicos e a comunidade em geral que todos são corresponsáveis pela gestão ambiental de nossa cidade e que o comprometimento e mudanças de hábitos podem impactar diretamente na vida de todos”.

Dia Mundial da Terra – O Dia Mundial da Terra, celebrado desde os anos 70, surgiu nos Estados Unidos. Uma iniciativa que busca concentrar esforços para atrair maior atenção à necessidade de conservação e preservação do planeta e para o fim da poluição e dos desastres ambientais.

Em 2018, a data incentiva o Fim da Poluição por Plástico. No Parque Estadual do Utinga, a utilização de plástico é controlada. O Parque conta com uma parceria com o projeto Meu Copo Eco, o qual produz copos reutilizáveis, a fim de diminuir o uso de descartáveis e, assim, atingir níveis mínimos de produção de resíduos plásticos.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação Ideflor-bio