Habitantes do entorno do Pesam recebem capacitação em Condução de Trilhas e Caminhadas

Habitantes das comunidades do entorno do Parque Estadual Serra do Martírios-Andorinhas (Pesam) participaram, entre os dias 19 e 23 de abril, de uma capacitação para Condutores de Trilhas e Caminhadas. A capacitação foi realizada em parceria entre a Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e aconteceu no município de São Geraldo do Araguaia, sudeste paraense.

Técnicos do Ideflor-bio, da Setur, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Sebrae-PA ministraram aulas teóricas e práticas sobre diversos temas, como a história das Unidades de Conservação, a gestão ambiental, o ecoturismo, noções sobre animais peçonhentos e técnicas de condução de trilhas. A premissa da ação é levar conhecimentos qualificados para os moradores do entorno do Pesam.

“A iniciativa oferece aos participantes uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados na condução de trilhas e ampliar a competitividade dessas pessoas, com vistas a integrar o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor, numa perspectiva de empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão”, explica Evandra Vilacoert, gerente da GRA.

Os participantes da oficina também aprenderam noções de sobrevivência em área de selva, com a confecção de nós e amarrações e técnicas de obtenção de água e fogo por meio fortuito e armadilhas.

O curso de Condução de Trilhas e Caminhadas faz parte do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), mantido pela Setur, e que, em parceria com o Ideflor-bio, já realizou capacitações semelhantes em diversas Unidades de Conservação do estado.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.