Em Monte Alegre, Ideflor-bio comemora Semana Nacional do Meio Ambiente

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, a Gerência da Região Administrativa Calha Norte I (GRCN-I), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) realiza, em parceria com instituições públicas do município de Monte Alegre, uma extensa programação no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema) e na Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna.

A programação teve início nesta quarta-feira, 30, com o Projeto Ação Verde. A ação de educação ambiental contou com a participação dos estudantes de diversas escolas de Monte Alegre, como as escolas estaduais de Ensino Médio Francisco Nobre de Almeida e Rosália Simões. Os estudantes caminharam por bairros de Monte Alegre até a orla da cidade, onde fizeram a coleta seletiva do lixo existente. Os alunos da Escola também participaram, na tarde desta quarta, de palestras sobre o Pema e sobre Sistemas Agroflorestais, ofertadas pela GRCN-I e pelo Escritório Regional do Ideflor-bio no Baixo Amazonas.

Na quinta-feira, 31, feriado de Corpus Christi, a programação será nas escolas da comunidade do Ererê, dentro da APA Paytuna, e também no Pema. Os habitantes do Ererê terão orientações médicas sobre a saúde na terceira idade e na infância, além de palestra sore os desafios da adolescência. Já o Pema receberá os alunos do ensino médio do Colégio Dom Armando, que farão uma pesquisa sobre as pinturas rupestres presentes no Parque.

A programação da Semana do Meio Ambiente acontece até o dia sete de junho, com pausa apenas nos dias primeiro e dois de junho. Entre os dias três e seis, o evento contará com passeio ciclístico entre Monte Alegre e o Ererê; caminhada ecológica com alunos de ensino médio; coleta de lixo e arborização de Monte Alegre; além de palestras sobre agrotóxicos. Uma missa marcará o encerramento da Semana do Meio Ambiente, no dia sete de junho, às 8h, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis.

“A programação auxilia a fortalecer o trabalho de educação ambiental e de conservação do meio ambiente junto às escolas, instituições de ensino e sociedade civil de Monte Alegre. É também uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho das instituições e escolas que executam ações em defesa ao meio ambiente aqui em Monte Alegre”, conta Patrícia Messias, gerente da Região Administrativa da Calha Norte I.

A Semana do Meio Ambiente em Monte Alegre é realizada em parceria entre o Ideflor-bio e os órgãos ligados à Prefeitura Municipal de Monte Alegre e também ao Governo do Estado, como a Adepará e a Emater e a SESMA; além das escolas estaduais de ensino médio Francisco Nobre de Almeida, Carim Melém e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA).

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio.