Ideflor-bio leva educação ambiental à escola de Vitória do Xingu

A Escola Bom Jesus, em Vitória do Xingu, recebeu uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente, no dia 5 de junho. As ações de educação ambiental foram organizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no município e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória do Xingu.

O evento contou com palestras sobre resíduos sólidos, o uso do fogo e os malefícios das queimadas nas zonas rurais e nas matas e também abordou os perigos da pesca de quelônios – tartarugas da Amazônia, principalmente – na região do Xingu. Além das discussões, os alunos também fizeram o plantio de mudas e participaram de um circuito esportivo ambiental.

A corrida de obstáculos e o treinamento militar adaptado foram algumas das modalidades em que os estudantes puderam exercitar-se em contato com a natureza e também interagir umas com as outras. O circuito teve até mesmo a entrega de medalhas para os estudantes.

A grande maioria dos alunos da escola Bom Jesus é habitante da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, unidade de conservação cuja gestão é de responsabilidade do Ideflor-bio. A comemoração alusiva à Semana do Meio Ambiente teve um público aproximado de 90 alunos das séries iniciais, com faixa etária de até 15 anos.

Para a gerente da Região Administrativa do Xingu (GRX) e servidora do Ideflor-bio, Maria Bentes, as ações de educação ambiental com os jovens e crianças são essenciais para a preservação do meio ambiente e para garantir que as próximas gerações também tenham acessos às riquezas naturais que a Amazônia guarda.

“Com educação se constrói um futuro melhor. E quando fazemos a educação ambiental não só da forma tradicional, mas também com atividades lúdicas, divertidas e práticas conseguimos conversar e educar os jovens e crianças de forma mais efetiva”, afirma.

A programação contou, também, com o apoio das secretarias municipais de Trabalho e Promoção Social e de Saúde de Vitória do Xingu, que realizou diversos atendimentos voltados aos alunos da Escola Bom Jesus e também aos pais, como consulta médica, medição da pressão arterial e também vacinação contra a gripe.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio