Ideflor-bio discute elaboração de plano de resíduos sólidos para Monte Alegre

Com o objetivo de estabelecer diretrizes para o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos produzidos em Monte Alegre, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Turismo (SEMMAP) realizou, entre os dias 11 e 12 de junho, um conjunto de reuniões para a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de Monte Alegre. O evento contou com a participação de técnicos do Escritório Regional do Baixo Amazonas II do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio)

Segundo o gerente do Escritório, Eliselmo Picanço, “o que se planeja é identificar os principais resíduos gerados no município, seus principais geradores, características específicas para cada tipo de resíduos, as ações que já são tomadas individualmente e, a partir daí, propor novas medidas para a gestão desses resíduos”.

Durantes as reuniões, os gestores presentes discutiram a metodologia que irá nortear o trabalho de levantamento e sistematização de informações sobre a gestão dos resíduos sólidos no município. Essas informações subsidiarão a elaboração das medidas estabelecidas pelo Plano de Gestão.

“A geração de resíduos sólidos é um fenômeno inevitável que ocorre diariamente e cujas proporções estão em constante aumento, já que a população municipal e o poder de consumo dessa população também crescem a cada ano, por isso é essencial a elaboração de uma Plano para a gestão desses resíduos que seja eficaz e participativo”, acrescenta Eliselmo Picanço.

As reuniões foram coordenadas pela Prefeitura de Monte Alegre, por meio da SEMMAP e aconteceram no campus de Monte Alegre da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A elaboração do plano será feita pela Prefeitura, em parceria com o Ideflor-bio e a Ufopa.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio