Ações de educação ambiental promovem conscientização no Marajó

As comunidades do entorno do Parque Estadual Charapucu (PEC), no Marajó, receberam, entre a última semana de maio e primeira de junho, uma série de atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente. A programação foi organizada pela Gerência da Região Administrativa do Marajó (GRM), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio).

O objetivo das ações foi promover a educação ambiental e a conscientização entre crianças, jovens e adultos da região Norte do Marajó. “Durante toda a programação, buscamos mostrar aos estudantes e habitantes das comunidades locais a importância de preservar o meio ambiente, levando em consideração as singularidades e características das sociedades ribeirinhas marajoaras”, explica Alzira Araújo, técnica em gestão ambiental do Ideflor-bio.

A programação da Semana do Meio Ambiente no Marajó contou com oficinas de desenho e pintura, palestras de conscientização sobre a criação e os cuidados com o lixo no Parque do Charapucu, rodas de conversa com as comunidades locais, circuitos esportivos, contação de histórias com marionetes e cinema, tudo com foco na preservação do meio ambiente, principalmente nas Unidades de Conservação estaduais existentes no Marajó.

Durantes as duas semanas, as ações de educação ambiental circularam pelas escolas Nadir Lobato e Emapa, em Afuá; na Escola Carlos Rodrigues, em Rio Preto; na Escola Pastor Manuel Maria Cardoso, na comunidade Panacalhau; na Escola Nossa Senhora de Fátima; e nas comunidades do Rio Jupati e Novo Progresso. Além dos comunitários, aproximadamente 1000 crianças participaram das atividades.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.