Comitiva portuguesa visita o Parque Estadual do Utinga

Representantes da Câmara Municipal da cidade de Odivelas, em Portugal, visitaram o Parque Estadual do Utinga na manhã desta segunda-feira, 18. Os portugueses estão no Pará a fim de firmar o processo de geminação da cidade portuguesa com o município de São Caetano de Odivelas, localizado na região do salgado, no nordeste paraense.

Em visita ao Pará, e antes de seguir aos municípios de São Caetano e Soure – no Marajó –, os portugueses conheceram alguns pontos turísticos da capital paraense. Segundo a assessora de relações internacionais da prefeitura de São Caetano, Maria Vieira, “trouxemos a comitiva no Utinga pois, além de ser um ponto turístico recém inaugurado, ele também é um dos grandes exemplos de preservação da natureza amazônica, aqui no Pará’.”

Durante o passeio, a comitiva assistiu a vídeos sobre o Parque Estadual do Utinga e também visitou alguns dos pontos centrais do Parque, como o Lago Bolonha, a Casa da Mata e o projeto Ararajubas. A visita foi guiada por servidores da Gerência da Região Administrativa de Belém, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio)

Para a portuguesa Helena Jardim, a visita foi muito interessante, pois mostrou o trabalho de conservação que é realizado em uma área de floresta encrustada no meio da cidade. “Adorei o passeio pelo Parque. Na apresentação dos vídeos, vimos a filosofia de que os animais e as plantas são os donos da casa e depois de conhecer o parque, percebemos na prática como isso funciona”, afirma Helena Jardim.

A comitiva chegou ao Parque de micro-ônibus, mas, para incrementar a experiência de interação com o meio ambiente, e a pedido dos próprios portugueses, o passeio aconteceu todo com as bicicletas disponíveis diariamente para aluguel no Utinga.

Geminação – O processo de geminação se dá quando duas cidades em países diferentes se tornam irmãs. A geminação entre as duas cidades acontece, geralmente, por características demográficas, culturais e históricas semelhantes. No caso da Odivelas paraense e da Odivelas portuguesa, a geminação aconteceu por conta dos nomes iguais. Com a geminação, há a possibilidade de firmar acordos de cooperação e projetos conjuntos. A visita técnica foi acompanhada pelo prefeito de São Caetano de Odivelas, Mauro Chagas.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio