Escola de Senador José Porfírio recebe ação de Educação Ambiental

A Escola Municipal Sol Elarrat Canto, em Senador José Porfírio, município do sudeste paraense, recebeu, em 25 de junho, uma série de ações de educação ambiental realizadas pela Gerência da Região Administrativa do Xingu (GRX), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio). As ações, realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no município, objetivaram levar informação às crianças e jovens sobre os cuidados com o meio ambiente e a necessidade de preservação da fauna, da flora e dos recursos naturais da região.

Muitos dos estudantes da Escola residem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, uma Unidade de Conservação estadual localizada em Senador José Porfírio. Durante as ações de educação ambiental, os estudantes conheceram a importância das UCs na preservação do meio ambiente e na proteção da flora e da fauna, como as tartárugas-da-amazônia, abundantes no município. O Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, outra UC localizada em Senador José Porfírio, é a maior área de desova da espécie na Amazônia.

Os estudantes participaram, ainda, de palestras sobre resíduos sólidos e coleta seletiva; exposição de animais taxidermizados; e de um circuito esportivo ambiental com corrida de obstáculos e outros treinamentos orientados pelo BPA.

“Nós buscamos aliar a educação e a conscientização ambiental às atividades lúdicas e esportivas, pois assim conseguimos nos comunicar mais facilmente com as crianças e os jovens e aumentar a rede de pessoas que atuam, voluntariamente, na proteção ambiental”, conta Daniela Mayumi, técnica do Ideflor-bio

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio