Ideflor-bio e Detran promovem capacitação entre carroceiros de Algodoal

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com a Escola de Trânsito do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizaram, entre 11 e 13 de junho, um curso de capacitação com condutores de carroça da vila de Algodoal, no nordeste paraense. A vila, localizada no município de Maracaná, faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, gerida pelo Ideflor-bio.

O curso, com carga horária total de 30h, capacitou 60 condutores da vila com noções sobre legislação de trânsito, direção defensiva, relacionamento interpessoal, ética e cidadania no trânsito e, ainda, treinamento em primeiros socorros. Os participantes também conheceram as normas específicas voltadas aos condutores de veículos como carroças e charretes previstas no Código Brasileiro de Trânsito.

“O intuito principal desta formação foi o de preparar os condutores para prestarem um serviço com maior segurança aos passageiros e também aos pedestres da vila. Após essa capacitaçãom apenas os membros da Associação dos Carroceiros da Vila de Algodoal (ACVA) que obtiveram a certificação que poderão prestar o serviço na vila”, conta Rosângela Souza, gerente da Região Administrativa do Nordeste Parense do Ideflor-bio.

Carroças – De acordo com a Instrução Normativa Nº 004, de 2007, publicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é proibido o tráfego de veículos automotores na APA Algodoal-Maiandeua. Com a medida, as carroças e charretes passaram a ser os meios de transporte mais utilizados por moradores da ilha e também pelos turistas.

“As carroças passaram, então, a ser um atrativo para aqueles que vem desfrutar da vila de Algodoal, que possui uma das praias mais bonitas do nordeste paraense e que desponta entre os cinco destinos turísticos mais procurados do estado”, acrescenta Rosângela Souza.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.