Seminário sobre Gestão Ambiental e Territorial da Terra Indígena Alto Rio Guamá

O Ideflor-bio realizará, nos dias 21 e 22 de novembro, em Paragominas, o Seminário “Gestão Ambiental e Territorial da Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG): Aliança para a Conservação da Diversidade Biológica e Cultural do Nordeste Paraense”, que visa promover um diálogo participativo entre lideranças indígenas, órgãos de governo, universidades e organizações não governamentais para que sejam estabelecidas estratégias efetivadas por meio de um plano integrado de ações, em prol da proteção territorial e conservação ambiental e cultural desta terra indígena.

A TIARG está localizada numa das regiões mais desmatadas de toda a Amazônia: a fronteira entre os estados do Pará e Maranhão. Apesar de ser uma área legalmente protegida, ela tem sofrido impactos ambientais e culturais severos, em decorrência de invasões ocorridas no passado e de atividades ilegais praticadas até os dias atuais, principalmente a extração de madeira. Apesar deste cenário devastador, a TIARG é o ultimo grande fragmento florestal do nordeste paraense e refúgio de grande parte das espécies ameaçadas de extinção no Estado, além de abrigar árvores matrizes essenciais para possíveis ações de restauração florestal. Algumas das espécies ameaçadas só ocorrem nesta parte da Amazônia e estão criticamente ameaçadas, correndo um alto risco de desaparecer para sempre se não forem colocadas em prática ações urgentes para a sua conservação.

O Instituto tem executado projetos voltados à gestão ambiental e territorial da TIARG, procurando conservar sua rica biodiversidade e fortalecer as comunidades indígenas, tão vulneráveis à pressão dos invasores e aos danos ambientais causados em seu território.

Dias: 21 e 22 de novembro
Local: Teatro Municipal Reinaldo Castanheira