Pojeto Prosaf

O PROSAF, projeto mantido pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF) do Ideflor-bio, foi criado em 2013 com o objetivo de desenvolver um conjunto de ações para a recuperação de áreas alteradas pelos seres humanos em propriedades familiares rurais. O Projeto propõe a geração de conhecimentos e técnicas que subsidiem o desenvolvimento socioeconomico de comunidades paraenses com áreas alteradas. Esses conhecimentos e técnicas envolvem as espécies florestais nativas, arranjos agrossilviculturais de importância social e economicamente, além de formas de produção de mudas, plantio e construção de Sistemas Agroflorestais Comerciais (SAFs).

Através da conjugação de diversas atividades, o projeto proporcionará a solidificação de estratégias de monitoramento e manejo de sistemas produtivos capazes de ofertar bens e serviços ambientais para diferentes realidades. O projeto propõe a qualificação das ações extensionistas em áreas rurais; cadastro de propriedades familiares rurais e fortalecimento da gestão ambiental nas comunidades rurais e nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, em especial nas Áreas de Proteção Ambiental – APA , incluindo-se ainda a possibilidade de reverter o triste cenário atual de degradação e abandono de áreas improdutivas na região amazônica.

O PROSAF tem abrangência em todo o Estado do Pará, com destaque para os Municípios que aderiram ao Programa Municípios Verdes; municípios com pior IDH; e os que assinaram o acordo pelo desmatamento zero no Estado do Pará.

 Projeto Prosaf