Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas na APA de Algodoal-Maiandeua

Com o objetivo de levar conhecimentos específicos das trilhas existentes nas Unidades de Conservação (UC) pertencentes a APA de Algodoal-Maiandeua, no município de Maracanã, será realizado, de 05 a 10 de junho, um Curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas. A atividade acontece através das parcerias entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

Dividido em aulas teóricas e práticas, o curso, que disponibiliza 30 vagas gratuitas, abordará temas como técnicas de interpretação ambiental, gestão ambiental, ecoturismo, criação de trilhas, cuidados com animais peçonhentos, técnicas de condução de trilhas, noções de sobrevivência em área de selva, além de vivências em trilhas.

O Curso é voltado para moradores das comunidades inseridas na APA de Algodoal-Maiandeua e no entorno, que serão habilitados a atuar como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, conduzindo com segurança os visitantes. A ação faz parte do Projeto de Qualificação Profissional, no segmento de natureza, selecionado pelo Banco da Amazônia (Basa), por meio do Edital de Patrocínio 2017.

A ação conta com o apoio financeiro do BASA (Agente promotor do desenvolvimento integrado da região amazônica) e do Governo Federal.

AULAS TEÓRICAS: 05 a 09/06/2017 (Local: Centro Comunitário da Vila de Algodoal)

AULAS PRÁTICAS: 10/06 (Local: Trilha da Rocinha)