Projeto Renascente

O projeto Renascente consiste na utilização de práticas de recuperação de áreas antropicamente alteradas e/ou degradadas, principalmente nas áreas de preservação permanente (APP), nascentes e demais áreas produtivas, através da implantação de sistemas agroflorestais – SAF’s comerciais. O projeto beneficiará diretamente 60 Agricultores Familiares nos municípios de Bonito (30) e Peixe Boi (30). Os agricultores serão qualificados em técnicas de produção de mudas e em implantação de SAF’s.

Objetivo:

Recuperar as áreas de preservação permanente – APP’s, com foco na recuperação de nascentes, com base na implantação de SAF’s comerciais, contribuindo com a diminuição do passivo ambiental. Característica do desempenho esperado: Recuperar nascentes ao longo da bacia do rio Peixe Boi e as áreas de preservação permanente (APP) das propriedades rurais, bem como proporcionar diversificação alimentar através da recuperação de áreas alteradas e/ou degradadas com a implantação de SAF’s comerciais.

Metas 2013/2014:

Implantar 07 viveiros para produção de mudas; Capacitar 60 agricultores familiares em “Técnicas de Recuperação de Nascente”, “Técnicas de Produção de Mudas” e “Implantação de Sistemas Agroflorestais – SAF Comerciais”; Promover a mecanização de 60 ha; Recuperar 60 ha de áreas alteradas através da implantação de SAF comerciais, proporcionando segurança alimentar e contribuindo com a diminuição do passivo ambiental proveniente da agricultura familiar.

Área de abrangência:

Municipio Comunidade Agricultores Beneficiados Área Recuperada
(ha)
Bonito Açaizal, Mutum, Mauba e Sede do município. 30 30
Peixe Boi Ananin, Abaeté, Segunda Travessa, Terceira Travessa, Vila das Pedras e na Sede do município. 30 30