Refúgio de Vida Silvestre Padre Sérgio Tonetto


O Refúgio de Vida Silvestre está localizado no município de Maracanã/PA, e consiste de uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral, criada conforme Decreto Nº 1.567, de 17 de junho de 2016.

A Unidade de Conservação “Refúgio de Vida Silvestre Padre Sérgio Tonetto” é a primeira UC estadual de Proteção Integral criada para a preservação da flora, devido o fato de ser um ecossistema com características naturais próprias, o campo cerrado, de rara ocorrência no Estado do Pará. Este ambiente vem sendo alvo de ações antrópicas, portanto o objetivo desta Unidade de Conservação é assegurar a existência ou reprodução de espécies da fauna residente ou migratória e comunidades da flora local.

O nome da REVIS homenageia o padre Sérgio Tonetto, que foi o coordenador da Comissão Pastoral da Terra, desde a década de 80, lutando contra o latifúndio no Brasil, quando formou um grupo de resistência com 10 trabalhadores em um momento de expansão do latifúndio, e de assassinato de diversas lideranças de agricultores. Assim como, contra a tomada de quase todo o território quilombola da comunidade de Jambuaçu, em Moju. A Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, que o distinguiu com o prêmio Direitos Humanos, o classificou como exemplo de coragem e determinação em prol dos trabalhadores rurais e dos excluídos.

Localização da Unidade

A Unidade de Conservação de Proteção Integral “Refugio de Vida Silvestre Padre Sérgio Tonetto” localiza-se no interior da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Campo das Mangabas, situada na região nordeste do Estado do Pará, na microrregião do salgado paraense. A distância até a capital do Estado do Pará é de aproximadamente 132 km e o acesso é feito inicialmente através da BR-316 até atingir as rodovias estaduais PA-127 e 395, que, por sua vez, conecta-se com a PA-430. A REVIS situa-se próximo a comunidade de Martins Pinheiro.

O Refúgio de Vida Silvestre Padre Sérgio Tonetto, possui área de 339,28 (trezentos e trinta e nove hectares e vinte e oito centiares), abrangendo estritamente região de cerrado, inclusa na área territorial do Município de Maracanã. A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração.

mapa_limite_revis

DECRETO DE CRIAÇÃO
 Decreto REVIS Padre Sérgio Tornetto – DOE 20.06.2016 – Pág. 06
 Decreto REVIS Padre Sérgio Tornetto – DOE 20.06.2016 – Pág. 07

[otw_shortcode_button href=”http://ideflorbio.pa.gov.br/wp-content/uploads/2016/09/Shapefiles-REVIS-Padre-Sérgio-Tonneto.zip” size=”medium” icon_type=”general foundicon-inbox” icon_position=”left” shape=”square” color_class=”otw-green” target=”_blank”]SHAPEFILES[/otw_shortcode_button]

.

Galeria de Imagens