Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal


O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal foi criado através do decreto nº 1.566 de 17 de junho de 2016, possui área de 4.033,94 hectares e está localizado no município de Senador José Porfírio, distante aproximadamente 906 km da cidade de Belém.

O Tabuleiro do Embaubal constitui a maior área de desova da tartaruga da Amazônia Podocnemis expansa. Além da tartaruga, desovam na área Pitiús P. sextuberculata e Tracajás P. unifilis. Outras espécies  aquáticas  de importância para a conservação que ocorrem na área são o Boto-vermelho Inia geoffrensis, o peixe-boi amazônico Trichechus inunguis e jacarés Caiman  crocodilus,  Paleosuchus  palpebrosus, P. trigonatus. Na região também são encontrados com abundância aves migratórias como a Águia pescadora Pandien haliaeteus, o Biguá  Phalacrocorax  brasilianus, o Maçarico, Família Scolopacidae e Charadriidae entre outras espécies.

O REVIS é uma categoria de proteção integral, onde não são permitidos os usos indiretos dos recursos naturais que tem como objetivo central a proteção das áreas de desova da tartaruga da Amazônia e assim garantir a manutenção das espécies nos ecossistemas amazônicos, já que são animais migradores que partem de vários locais para desovar no Tabuleiro do Embaubal.

No Tabuleiro do Embaubal poderão ser desenvolvidas atividades de visitação pública e pesquisas científicas desde que estabelecidas pelo Plano de Manejo e com prévia autorização do órgão responsável pela administração.

Decreto de Criação – REVIS Tabuleiro do Embaubal

SHAPEFILES

.

Galeria de Imagens


[huge_it_portfolio id=”28″]