Área de Proteção Ambiental Paytuna


A Área de Proteção Ambiental Paytuna (APA Paytuna) foi criada pela Lei Estadual nº. 6.426, de 17 de dezembro de 2001, possui uma área de 58.251 ha e está localizada integralmente no município de Monte Alegre. A APA Paytuna tem o objetivo principal de conservar e recuperar os ecossistemas naturais, visando à melhoria da qualidade de vida das populações humanas locais, por meio do desenvolvimento de atividades pautadas na conservação ambiental, no ordenamento territorial e na sustentabilidade produtiva.

Atos Normativos relacionados:
– Lei Estadual n°. 6.426, de 17/12/2001 (D. O. E. nº. 29.601, de 19/12/2001): cria a APA Paytuna e dá outras providências
– Lei Estadual n°. 7.692 de 03/01/2013: promove a retificação dos limites físicos da APA Paytuna;
– Portaria SEMA nº. 3.713 de 29/12/2009 (publicado no D.O.E de 04/01/2010): criação do Conselho Gestor da APA Paytuna, cujo caráter é deliberativo.

Área:
– 58.251 ha (582,51 Km²)

Município:
– Monte Alegre/PA

Mapa da Unidade



Aspectos Naturais

A APA reúne um conjunto de atrativos altamente relevantes no aspecto paisagístico e de grande beleza natural, apresentando sítios arqueológicos de cerâmica, cavidades naturais, formações rochosas de onde é possível observar panoramicamente lagos naturais que circundam a área, além da vegetação de cerrado, contando com a ocorrência de mini-samambaia e mini-avencas, atributos que despertam o interesse para o ecoturismo, pesquisa cientifica, recreação e educação ambiental. Além disso, atividades produtivas são desenvolvidas dentro do território da APA, dentre elas algumas culturas de ciclo curto, a pecuária em pequena escala e a pesca, em geral para subsistência das comunidades atualmente existentes na área.

Aspectos Socioambientais

As atuais 24 comunidades da APA apresentam características gerais de economia de subsistência, baseada em atividades agroextrativistas e pecuárias. A agricultura tem grande importância para as comunidades e concentra-se em pequenas propriedades com baixíssimo ou baixo nível tecnológico, sendo a mandioca um dos gêneros mais cultivados. O extrativismo tem sua base na extração do buriti, do açaí e da palha branca. A pesca com característica artesanal tem fins de consumo e venda de excedentes de pequena expressão. A pecuária é realizada em pequenas áreas e com baixa produtividade (cabeças por hectare), servindo basicamente para subsistência familiar e comercialização em pequena escala. Dificuldades em razão dos períodos bem distintos de pluviosidade durante o ano (períodos de chuva versus períodos de estiagem bem definidos) também é uma limitação para alavancar a produção sustentável e a diversificação de culturas imóveis rurais dentro do APA.

Como Chegar?

Para se chegar a APA Paytuna, usa-se como referência a cidade de Monte Alegre. É possível chegar até lá a partir de Santarém, que está ligada à Belém através de vôos comerciais diários, em jatos comerciais maiores e outros, como táxi aéreo. Para a travessia Santarém-Monte Alegre, pelo rio Amazonas, existem embarcações do tipo barco a motor e lanchas rápidas que cobrem diariamente este percurso, com duração de viagem de 6 horas e 3 horas, respectivamente. Há também uma balsa que sai diariamente de Santarém (exceto aos domingos), transportando pessoas e veículos, inclusive ônibus de passageiros, levando 2,5 horas para realizar o percurso Santarém/Santana do Tapará. Dali, através da rodovia PA-255 (que se encontra em ótimas condições de trafegabilidade), a cidade de Monte Alegre é acessada em um período aproximado de 1,5 h.

Por via fluvial a partir de Belém, leva-se cerca de 43 horas em navios de linha comercial.


DOCUMENTOS

 Lei de Criação da APA Paytuna – Caderno 01 – Pág. 03

 Portaria de Criação Conselho APA Paytuna

 Conselho Gestor APA Paytuna e PEMA

 1ª Nomeação Conselho APA Paytuna

 Regimento Interno APA Paytuna

 1ª Reunião Extraordinária APA Paytuna e PEMA (2012)

 2ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2012)

 2º Dia da 2ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2012)

 3ª Reunião Ordinária APA Paytuna (2012)

 1ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2013)

 2ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2013)

 1ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2014)

 2ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2014)

 3ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2014)

 1ª Reunião Ordinária APA Paytuna e PEMA (2015)

 Resultado Licitação APA Paytuna 26.08.16 – DOE 33199

 Contrato – PG – APA Paytuna – Versão final assinada

Galeria de Imagens