Região Administrativa Mosaico do Lago de Tucuruí


A Região Administrativa Tucuruí é constituída pelo chamado Mosaico do Lago de Tucuruí, formado pelas Unidades de Conservação Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Pucuruí-Ararão (mosaico criado pela Lei Estadual nº. 6.451, de 08/04/2002).

Gerente: Mariana Bogéa de Souza

Contato: mari.bogea22@gmail.com / (94) 98400-3980  / (94) 99136-0237


MOSAICO LAGO DE TUCURUÍ

O Mosaico Lago de Tucuruí foi criado pela Lei Estadual nº. 6.451, de 08 de abril de 2002, constituído por 3 (três) Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí-Ararão, compreendendo os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Nova Ipixuna e Itupiranga.

Trata-se de um pool de Unidades de Conservação de Uso Sustentável, que não apenas admitem a presença de populações tradicionais em seus limites, como também determinam que quaisquer atividades humanas no território devem estar alicerçadas sob o equilíbrio entre conservação ambiental e justiça social, em prol do Princípio do Desenvolvimento Sustentável. O Mosaico vem a constituir, portanto, uma ferramenta de integração e de tomada de decisão articulada entre as UCs que o compõem, em prol da melhoria contínua de eficiência na gestão ambiental. Nos últimos anos, o Mosaico tem possibilitado um nível de articulação intermunicipal considerado entre os melhores na conjuntura atual das UCs amazônicas, além de permitir nítida otimização de tempo, recursos e energia na gestão ambiental.

Curiosamente, o Mosaico Lago de Tucuruí é considerado o primeiro Mosaico de Unidades de Conservação constituído na Amazônia Legal, tendo sido criado em decorrência da mobilização dos moradores locais, em função dos impactos ambientais e socioculturais causados pela implantação da maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

CONSELHO GESTOR CARTILHA – Normas de Pesca