Conselho Gestor da APA Lago de Tucuruí conclui processo de renovação

O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Tucuruí concluiu seu processo de renovação na última sexta-feira (21). Duas novas entidades da sociedade civil adquiriram cadeira no Conselho após inscrição prévia, entrega de documentos, sustentação oral e aprovação dos membros do Conselho em reunião acontecida no auditório do Centro de Treinamento da Eletronorte, no município de Tucuruí. Uma entidade que havia sido retirada do Conselho retomou sua cadeira para completar as vagas disponíveis.

Se candidataram para compôr o Conselho a Colônia de Pescadores de Goianésia, Colônia de Pescadores de Novo Repartimento e o Sindicato dos Pescadores e Aquicultores do Município de Tucuruí. Porém, somente compareceram para a sustentação oral, etapa obrigatória do processo, representantes da Colônia de Pescadores de Goianésia e do Sindicato. A Colônia de Pescadores de Novo Repartimento não enviou representante à reunião, sendo desclassificada do processo.

Conselho Gestor da APA do Lago de Tucuruí

Conselho Gestor da APA do Lago de Tucuruí

Para compôr a terceira cadeira disponível a presidente do Conselho, Mariana Bogéa, sugeriu a reintegração da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Pucuruí Ararão. “A RDS é uma área de preservação que compõe a Unidade, por isso é importante a sua participação ativa no Conselho”, ressaltou Mariana. A proposta foi aceita pelos demais membros do Conselho, totalizando 11 representantes da sociedade civil e 11 representantes de instituições públicas.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participou pela primeira vez de reunião como membro do Conselho Gestor da APA, substituindo a antiga Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq). “Com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estamos mais próximos, trabalhando diretamente na região do Lago de Tucuruí, e ficamos muito felizes em participar como membro do Conselho”, afirmou Juliane Arnaud, representante do MPA. O TAC trata exclusivamente da questão dos Parques Aquícolas na região do Lago.

Durante a reunião os técnicos da Gerência da APA do Lago de Tucuruí também apresentaram aos a proposta do plano de ordenamento de pesca e aquicultura para a região do Lago de Tucuruí.

Comentario(1)

  1. Rui Alves de Souza diz

    Mesmo de longe, acredito que posso contribuir com cálculos e projetos comunitários.

Comentários estão desabilitados para este artigo.