Equipe do Mosaico do Lago de Tucuruí realiza visita técnica à Itaipú

A equipe da Gerência do Mosaico de Tucuruí, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), realizou, no período de 10 a 14 de agosto uma visita técnica às instalações do Parque Aquícola de Itaipú, na cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo foi conhecer as experiências, metodologias e tecnologias utilizadas na implantação e gestão do projeto, além de conhecer a infraestrutura e recursos tecnológicos empregados no desenvolvimento da atividade, visando o desenvolvimento do projeto dos Parques Aquícolas do Lago de Tucuruí.
Durante a visita, a equipe foi recebida pela Divisão de Reservatórios da Usina Hidrelétrica de Itaipú e colheu informações sobre a gestão do Parque Aquícola de Itaipú e do programa “Cultivando Água Boa”, o mais abrangente programa de cuidado com as águas em desenvolvimento no setor elétrico brasileiro. A equipe também visitou a propriedade do Sr. Walter Kist, aquicultor e único cessionário de lote aquícola que conseguiu acessar financiamento para ampliação da atividade de piscicultura na região.
Em reunião com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), os técnicos também tiveram a oportunidade de conhecer os processos de licenciamento dos parques aquícolas e dos empreendimentos de aqüicultura no Estado do Paraná. Também conheceram aquicultores que realizam a produção, processamento do pescado e venda de seus produtos embalados e congelados com apoio de Itaipu. A equipe reuniu com a coordenação do programa “Produção em Nossas Águas”, que desenvolve ações de pesquisa em aqüicultura e espécies ícticas nativas, adequação de pontos de pesca, implantação da estação de hidrobiologia e apoio a aqüicultura regional.
A equipe também teve a oportunidade de fazer uma apresentação, mostrando a experiência dos Parques Aquícolas de dentro da Unidade de Conservação Mosaico do Lago de Tucuruí na oficina de líderes de pesca local. A Unidade possui quatro parques aquícolas: Breu I, Breu II, Breu III e Caraipé.
Segundo Mariana Bogéa, gerente do Mosaico do Lago de Tucuruí, a visita contribuiu para a gestão da Unidade. “Considerando que temos no interior da Unidade quatro parques aquícolas, é importante a troca de experiências no intuito de conhecer metodologias de gestão, procedimentos e avanços tecnológicos, para garantir que a produção seja baseada na sustentabilidade”, ressaltou.