Equipe do Parque de Charapucu realiza mobilização para Consulta Prévia em Afuá

A equipe da gerência do Parque Estadual de Charapucu esteve em Afuá realizando a mobilização para a Consulta Prévia livre e informada que acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro naquele município. A consulta será realizada pelo Instituto do Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado junto ao Ministério Público Estadual (MPE), e tem como objetivo apresentar todas as informações referentes à proposta de redimensionamento, requalificação e recategorização do Parque, a ser realizada de forma consensual com as comunidades localizadas e cadastradas no interior da Unidade de Conservação, perfazendo um total de 125 famílias.
Na última quinta-feira (13), a equipe discutiu a proposta com o vice-prefeito, secretário de meio ambiente, secretário de infraestrutura e secretário de agricultura de Afuá, além de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “Destacamos a importância de manter a Unidade de Conservação e oferecer alternativas de renda a população”, ressalta Maria Bentes, gerente do Parque Estadual de Charapucu.
Nos dias 14, 15 e 16, a equipe seguiu para fazer a mobilização nas comunidades de Rio Preto, Rio Panacalhau e Rio Cajari, reunindo grande número de comunitários. Para a realização da consulta, as comunidades serão representadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e um representante de cada família afetada pelo Parque.