Ação Xingu Terra Verde incentiva projetos socioambientais e agropecuários sustentáveis

Apoiar projetos que incentivem o desenvolvimento de práticas produtivas de base agroecológica e agropecuárias de baixo impacto ambiental, de forma a contribuir na conservação ambiental, redução do desmatamento e geração de renda na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, bem como, apoiar projetos com a perspectiva do fortalecimento organizacional, são os principais objetivos da iniciativa Ação Xingu Terra Verde, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), The Nature Conservancy (TNC), e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio).

A Ação Xingu Terra Verde (AXTV) se baseia na estruturação de um mecanismo de fomento as atividades rurais sustentáveis capazes de promover a melhoria produtiva e contribuir na mitigação do desmatamento ilegal da APA Triunfo do Xingu, localizada nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no Pará. O objetivo geral do projeto visa apoiar o manejo sustentável dos recursos naturais via aporte financeiro a projetos socioambientais e agropecuários sustentáveis junto aos agricultores e agricultoras familiares e organizações representativas de agricultores familiares de base local da APA Triunfo do Xingu.

A ação visa atender a organizações coletivas (associações e/ou cooperativas) e produtores familiares individuais, desde que os projetos, mesmo sendo individuais, apresentem mecanismos para que a experiência seja compartilhada com as propriedades do entorno (funcionando como uma espécie de “unidade demonstrativa”). Os recursos não financiarão entidades sindicais gerais, que poderão apenas ser parceiras ou colaboradoras das organizações comunitárias nos processos de discussão e elaboração das propostas de projetos, assim como no acompanhamento/assessoria das propostas contempladas.

As inscrições para o projeto poderão ser feitas até o dia 13 de novembro e as propostas devem ser enviadas para o e-mail axtv@iieb.org.br. O apoio aos projetos selecionados variam nos valores de R$5.000,00 a R$60.000,00. O edital completo está disponível no site www.iieb.org.br.

ACESSE O EDITAL COMPLETO:
Ação Xingu Terra Verde

Comentários estão desabilitados.