Cessionários do Parque Aquícola do Lago de Tucurí recebem capacitação

A Gerência da Região Administrativa do Lago de Tucuruí do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) apoiou a capacitação de 30 cessionários do Parque Aquicolaaquicola do Lago de Tucuruí associados à Cooperativa Mista de Pescadores, Trabalhadores Rurais Urbanos e Extrativistas Do Lago Da UHE de Tucuruí (COOPAB). O curso “Psicultura em Tanque Rede” foi realizado pela COOPERCAU, e aconteceu no período de 16 a 20 de novembro na sede do Mosaico Lago de Tucuruí.

O curso atendeu à condicionante do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). “A capacitação teve como objetivo atender aos produtores que já estão no parque aquícola”, explica Mariana Bogea, gerente da Região Administrativa Lago de Tucuruí. A empresa COOPERCAU, que presta serviço ao MPA, realizou o curso com com carga horária de 40 horas. A capacitação contou com o apoio da equipe técnica do Mosaico Lago de Tucuruí, que vem acompanhando de perto o cumprimento do TAC.

Disciplinas ministradas: psicultura, anatomia e fisiologia do peixe e principais espécies, sistema de criação e instalação em psicultura, qualidade da água, manejo e fases do cultivo, alimento e nutrição em psicultura, reprodução dos peixes, sanidade e doenças dos peixes.

Comentários estão desabilitados.