Estudantes do Estado do Tocantins visitam a APA Araguaia

 

Estudantes de ensino médio da Escola Estadual Ney Braga, da cidade de Buriti (TO) visitaram a Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia com objetivo de conhecer a história e a beleza cênica da região, bem como desfrutar da água cristalina do balneário Três quedas, um dos mais belos banhos da unidade. Na ocasião eles assistiram palestra sobre a importância ambiental da APA Araguaia, conheceram a sede administrativa do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam) e visitaram pontos históricos da área urbana de São Geraldo do Araguaia. Os estudantes foram recebidos e conduzidos por técnicos do Departamento de Educação Ambiental do Pesam.

Entre os pontos visitados pela caravana consta a Escola Dom Sebastião Tomás, a primeira escola instituída no município de São Geraldo. Lá, eles assistiram palestra sobre a APA Araguaia e o Parque Serra das Andorinhas. Sobre a APA, os estudantes conheceram as atividades permitidas na unidade, economia predominante, características da população local, bem como os principais atrativos turísticos da área protegida. Durante a palestra foi contextualizado sobre a Guerrilha do Araguaia, luta armada ocorrida na região do Araguaia entre 1968 a 1974.

De acordo com o diretor da escola, Divino Ferreira da Silva, o produto da excursão ambiental será uma exposição fotográfica realizada na escola com ênfase na paisagem natural da região e um seminário relacionado à Guerrilha do Araguaia. “Estamos encantados com a riqueza ecológica e histórica dessa região”, sublinhou Divino, assentido pelos sete colegas professores que auxiliavam na coordenação da excursão ambiental.

Na sede do Pesam, a Zootecnista Giselle Leandro palestrou sobre répteis com ênfase em Iguana iguana, ou camaleão. Ela utilizou as árvores que sombreiam a sede do Parque para explicar que o camaleão é um dos lagartos mais populares e maiores das Américas, ocorrendo desde o México até o norte da América do Sul. O camaleão, no Brasil, pode ser encontrado tanto na Caatinga como em florestas úmidas da Amazônia. Na fase adulta, o réptil pode medir 180 centímetros de comprimento e pesar 8 quilos. O ovo do lagarto leva entre 10 e 15 semanas para eclodir, conforme a palestrante.

“A Iguana iguana é um animal arborícola, passando a maior parte do tempo em cima das árvores próximas de rios. Na época reprodutiva os machos ficam com cores bem vivas para atrair as fêmeas. O camaleão tem hábitos diurnos e sua alimentação consiste basicamente de vegetais, embora eventualmente possa se alimentar de insetos. Ele é um lagarto ovíparo e realiza apenas uma desova por ano, com uma média de 30 ovos”, cientificou Giselle.

Os estudantes viajaram cerca de 400 quilômetros para conhecer a APA Araguaia. “A viagem é longa, mas vale a pena. Este momento é bastante enriquecedor para o grupo. Certamente terão muito o que compartilhar na escola”, finaliza o Diretor da escola.

Nilson Amaral – Departamento de Comunicação do Pesam

Comentários estão desabilitados.