Alunos participam da 3ª Gincana Ecológica da APA Araguaia

N.AmaralAlunos das escolas localizadas na Área de Proteção Ambiental Araguaia (APA Araguaia), município de São Geraldo do Araguaia, participaram da 3ª Gincana Ecológica promovida pela gerência da Unidade de Conservação nos dias 5 e 6 de dezembro. Este ano o evento aconteceu no salão paroquial, no centro da cidade, e contou com a participação de pais de alunos e demais moradores das vilas da APA. Durante a atividade, os participantes responderam perguntas sobre meio ambiente, português, matemática, história e geografia da região, e executaram tarefas e provas lúdicas relativas ao meio ambiente. Durante o encontro foi realizado também o 1º Desfile de moda ecológica da APA Araguaia, no qual foi eleita a Garota APA Araguaia 2015.

A Gincana ecológica tem objetivo de promover interação entre alunos e professores das escolas da APA Araguaia, com vista a sensibilizá-los sobre a importância de preservar o meio ambiente. Para o encontro festivo os alunos foram divididos em três equipes caracterizadas pelas cores branca, amarela e verde. Cada escola distribuiu os alunos entre as três equipes para assegurar o espírito desportista da competição. Na soma de pontos o grupo branco venceu o jogo ecológico de perguntas e respostas.

N.AmaralEm nome dos professores, João Pereira da Costa, lotado na escola Wildemberg de Oliveira Assis, localizada na Vila Sucupira, disse que a gincana superou suas expectativas. “Essa gincana foi melhor do que as primeiras. Teve mais envolvimento de alunos e pais. A participação dos pais no evento representa a adesão deles à temática ambiental. Isso é um reflexo do trabalho educativo que é desenvolvido na sala de aula pelos professores em parceria com a gerência do Parque Serra das Andorinhas. Vamos colaborar para que a gincana do próximo ano seja ainda melhor”, elogiou.

Membros do Grupo de Agentes Ambientais Voluntários (Gaav) do Parque Serra das Andorinhas colaboraram efetivamente na realização do evento ambiental. Eles compuseram a mesa de jurados que avaliou perguntas e atrações ambientais apresentadas na gincana. “Participar de um evento ambiental desta categoria enriquece minha experiência ambiental e me estimula ainda mais a continuar colaborando na preservação ambiental do Parque Serra das Andorinhas”, exaltou Francinaldo Alves Bezerra.

Em análise do evento, o gerente do Parque Serra das Andorinhas, Ernildo Serafim, avalia que o encontro foi educativo. “Parabenizo a equipe de educação ambiental e demais técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) de São Geraldo do Araguaia. Parabenizo também alunos e pais pelo envolvimento nesta atividade que é de grande importância para divulgação, conscientização ambiental e preservação do Parque Estadual Serra das Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia”, reconheceu Ernildo, agradecendo o grupo de agentes ambientais voluntários do Pesam que se empenharam para realizar a gincana ecológica.

O grupo vencedor da gincana fará visita de integração no Parque Zoobotânico de Marabá. Já as escolas participantes do evento receberam troféu artesanal produzido a partir do reaproveitamento de pedaços de madeira. No local houve exposição de peças artesanais confeccionadas por alunos e professores das escolas da APA Araguaia, parceiras no projeto.

Nilson Amaral – Departamento de Comunicação do Pesam