Comunicado sobre Projetos Aprovados do Projeto Ação Xingu Terra Verde

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), a The Natural Conservancy (TNC) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e de Biodiversidade (Ideflor-Bio), vem veem por meio deste informar que a Ação Xingu Terra Verde encontra-se na fase final de seleção de projetos individuais e coletivos direcionados ao fomento de práticas sustentáveis na Unidade de Conservação APA Triunfo do Xingu.

Foram recebidos 56 projetos, sendo 2 destes de propostas coletivas e os 54 restantes sendo projetos individuais (familiares). Os 56 projetos apresentados somaram uma demanda total de recursos na ordem de R$ 738.400,06 (setecentos e trinta e oito mil, quatrocentos reais e seis centavos). Como se sabe, o valor total disponibilizado para o Edital foi de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), existindo assim uma demanda mais do que três vezes maior do que os recursos disponíveis.

Para a seleção dos melhores projetos a Ação Xingu Terra Verde, foi estabelecido um grupo de sete pareceristas especialistas nas áreas dos projetos e representantes do Museu Emílio Goeldi, Gerência de Florestas do Ideflor Bio, Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal Rural do Pará (UFPA), assim como estabeleceu-se uma metodologia clara e direta avaliação e pontuação dos projetos.

Cada parecerista avaliou em média 8 projetos, usando os seguintes critérios para pontuação:

  • adequação aos critérios de elegibilidade do Edital;
  • coerência com os temas apoiados pelo Edital;
  • descrição adequada do problema, com proposição de soluções, com base na realidade local;
  • relação pertinente entre objetivos e atividades propostas é clara e coerente;
  • coerência entre atividades previstas, orçamento e cronograma de execução;
  • contrapartida oferecida (volume e qualidade).

A pontuação dada a cada critério variou de 0 a 3, conforme a tabela abaixo:

0 – critério não atendido

1 – critério fracamente atendido (ruim)

2 – critério medianamente atendido (bom)

3 – critério plenamente atendido (ótimo)

Como critério de desempate, buscou-se valorizar-se projetos que apresentassem boa distribuição geográfica (para atender o máximo de vilas e localidades possível), diversidade de atividades e inovação.

ACESSE A LISTA DOS PROJETOS SELECIONADOS:
Lista dos Projetos Selecionados AXTV – 2015

Comentários estão desabilitados.