Condutores naturais do  Pema recebem curso de capacitação em Espeleologia

pema4Em continuidade ao projeto de capacitação de condutores naturais do Parque Estadual Monte Alegre (Pema), foi realizado, entre os dias 12 e 17 de dezembro, o curso de Espeleologia, na comunidade do Ererê (Área Proteção Ambiental Paytuna). O curso foi ministrado pelo Professor Dr. Roberto Vizeu, da Universidade Federal do Pará- UFPA.

Foram abordados aspectos básicos de Espeleologia, particularmente sobre a origem e formação das cavernas em rochas areníticas da região. Para isso foram tratados assuntos introdutórios de Geologia, terminologia espeleológica e descrição de parte das cavernas de importância maior para o uso e manejo turísticos regionais. Na oportunidade foram feitas visitas de campo com os condutores, quando foram destacados diferentes aspectos científicos e cênicos das cavernas e seu contexto geológico.

pema5Segundo ministrante, as ações de capacitação em ecoturismo e formações de condutores ambientais locais visam contribuir para melhor prestação dos serviços vinculados à visitação e ao turismo na unidade de conservação por condutores de visitantes.