Ideflor-bio e Semas realizam Seminário de Regularização Ambiental em Monte Alegre

monteO Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizaram o “Seminário de Regularização Ambiental”. O evento que ocorreu no período de 8 a 10 de dezembro, no município de Monte Alegre, e teve como objetivo  difundir e nivelar os procedimentos necessários à regularização/licenciamento ambiental e fiscalização, considerando as mudanças recentes na legislação. Também foram discutidos procedimentos relacionados à fiscalização e à outorga de água.

O seminário teve como facilitadores a gerente da Diretoria de Licenciamento Ambiental da Semas, Palmira Gonçalves, e a coordenadora da Diretoria de Recursos Hídricos da Semas, Márcia Nascimento. Participaram do evento técnicos que atuam na área ambiental, dentre órgãos estaduais, municipais e entidades privadas.

Além da parte teórica, os participantes visitaram os locais onde estão os viveiros de criação de peixes. Segundo Cid Baía, secretário municipal de meio ambiente de Monte Alegre, o evento foi enriquecedor para a realização dos futuros trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). “A realização deste seminário mostra que uma nova realidade passa a surgir, pois o estado demonstrou estar disponível e sensibilizado em regularizar as atividades ambientais de Monte Alegre”, destacou o secretário.

Segundo Patrícia Messias, gerente da APA Paytuna, é válido ressaltar que o evento atendeu a uma demanda do grupo de trabalho do conselho gestor da APA, que foi formado para discutir e propor ações de regularização ambiental para as atividades produtivas da unidade.