II DOMONTE Corrida de Aventura aconteceu na APA Paytuna

A Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, município de Monte Alegre, sediou, no último domingo (29), a segunda edição da “DOMONTE Corrida de Aventura”. O evento esportivo promovidodomonte2 pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e Prefeitura Municipal de Monte Alegre, contou com o apoio do 18º Batalhão da Policia Militar e da Defesa Civil, e teve como patrocinadores os comerciantes do Município de Monte Alegre.

Com um total de 57 km de percurso, sendo 11 km de corrida e 46 km de ciclismo, a corrida incluiu a passagem por cinco comunidades da APA Paytuna, PA – 255 e terminou na praça matriz da cidade. Os cinco primeiros colocados no evento foram premiados com medalhas e valor em dinheiro. O evento, que contou com a participação de atletas regionais e nacionais, teve como vencedor Emerson da Silva Souza, do  Município de Belterra.

Segundo Patrícia Messias, gerente da APA, a Corrida é uma estratégia de gestão que objetiva fazer com que as comunidades usufruam das áreas naturais, ou seja, que a unidade também seja usada como área de recreação, sobrevivência e sustentação de famílias tradicionais, ou palco de pesquisas. “As UCs cada vez mais vêm demonstrando benefícios sociais, culturais e econômicos”, comentou Patrícia.

Para o Secretario de Turismo, idealizador e coordenador do evento, Eliselmo Picanço, o objetivo principal é passar através do esporte a importância e o valor que se tem na diversidade natural de Monte Alegre, onde tem um pouco de cada ambiente de outras regiões do Brasil na Amazônia.