Crianças do Combu participam de mostra de vídeos sobre educação ambiental

Cerca de 20 crianças, moradoras da Ilha do Combu, participaram  de  uma  mostra  de  vídeos  com  temas  de  conscientização ambiental, na manhã da última quarta-feira (16) no Cine Olympia. A  atividade  fez  parte  da  programação  do  “I  Seminário  Internacional  de  Educação  Ambiental  do  Pará”, realizado pela Associação Cultural Nhandeara, de 14 a 17/03.

Com o apoio da  gerência  da  Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), os estudantes  das  Unidades  Pedagógicas  (UPs)  Combu e Santo Antônio, se deslocaram para a Região Metropolitana de Belém e usufruíram dos vídeos do Projeto Circuito Tela Verde – CTV, que promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, com conteúdos socioambientais para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.

Durante a mostra, as crianças foram orientadas sobre a importância da educação ambiental para uma cultura de sustentabilidade no Estado do Pará. O evento também expôs situações da realidade socioambiental, onde a experiência de organizações governamentais e não governamentais foram compartilhadas com o público.

De acordo com Bianka Cardoso, da Gerência da APA Ilha do Combu, do Ideflor-bio, a  mostra  de  vídeos ensinou as crianças a terem um cuidado maior com o local onde vivem. “O projeto divulga e estimula atividades de educação ambiental, com participação e mobilização social por meio da produção audiovisual. Isso incentiva as crianças a terem um cuidado maior com o meio ambiente, aprendendo cada vez mais sobre assunto relacionado a reciclagem, coletas seletivas, como lidar com lixos, resíduos sólidos, entre outros.”, explicou.

Circuito Tela Verde – O  CTV  é  uma  iniciativa  do  Departamento  de  Educação  Ambiental – DEA, da  Secretaria  de  Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizada em parceria com a  Secretaria  do  Audiovisual – SAv do  Ministério  da  Cultura. O  CTV promove  regularmente  a  Mostra  Nacional  de  Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.


Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.