Curso de Formação de Condutores de Trilhas no Parque do Utinga encerra nesta quarta

Encerrou nesta quarta-feira (16) o 3º e último módulo do Curso de Formação de Condutores de Trilhas e Caminhadas, que levou conhecimentos específicos das trilhas realizadas no Parque Estadual do Utinga (PEUt), incentivando o trabalho no segmento Turismo de Natureza. A capacitação, realizada pela Secretaria de Turismo (Setur), em  parceria  com  o  Instituto  de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará (Ideflor-bio), Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Instituto  Federal  do  Pará (Ifpa), Secretaria  de  Estado  de  Meio  Ambiente  e Sustentabilidade (Semas) habilitará os participantes a trabalharem como condutores de trilhas no próprio PEUt, para atuarem exclusivamente nessa área de proteção ambiental, conduzindo com segurança os visitantes locais.

26 participantes fizeram a imersão para conhecimentos básicos em disciplinas importantes na legislação brasileira para a proteção e conservação de áreas onde o turismo ecológico é desenvolvido a partir de diretrizes que respeitem o meio ambiente. O primeiro módulo da capacitação foi realizado em setembro de 2015, e  contou  com  a  parceria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com aulas conceituais, onde  duas  turmas  foram  formadas. No 2º módulo, que aconteceu em dezembro de 2015, também foram formadas duas turmas, com aulas práticas de ensinamentos de primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, entre outros, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar – CBM-PA.

Durante o curso, foi  usada  uma  metodologia  que  uniu  a  teoria  à  prática, com disciplinas focadas em Unidades de Conservação (UC), legislação ambiental básica, educação  como  instrumento  de  gestão  ambiental, ecoturismo e técnicas de condutores de trilha e sobrevivência. Os alunos foram orientados sobre a importância  do  uso  de  equipamentos, cuidados  com animais peçonhentos, segurança dos visitantes, roteiros e técnicas utilizadas dentro das trilhas, além de obterem  mais  conhecimentos  sobre  as  espécies  presentes  nas  florestas.  As  aulas  teóricas  foram  realizadas no auditório do BPA e as aulas práticas nas trilhas do Parque Estadual do Utinga, com a liderança do Sargento Leal, Sargento Nunes, Sargento Chagas e Soldado Oswaldo, do BPA.

Yasmin Alves, Turismóloga da Gerência da Região Administrativa de Belém, do Ideflor-bio, acompanhou os alunos durante o curso e afirmou ser um trabalho fundamental para o Turismo. “O Curso  de  formação  de condutores do PEUt é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento das atividades ecoturísticas nas UC’s da Região Metropolitana de Belém,  pois essas pessoas que foram capacitadas estarão  atuando diretamente  com os visitantes, além de promover divulgação e a educação ambiental no Parque  do Utinga.”, explicou.

Os  alunos  que  completaram  os  módulos  receberam  certificados  atestando o cumprimento de participação nas atividades e capacitação dentro do Programa de  Qualificação  Estadual  do  Turismo (PEQTur), da  Setur, que  tem  como premissa básica oferecer aos profissionais dos diversos segmentos do turismo uma ferramenta  capaz  de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, com vistas a integrar, favoravelmente, o produto  turístico  e  contribuir  para  o desenvolvimento do setor no Estado do Pará, dando importância para as especificidades e padrões culturais dos polos turísticos, numa perspectiva de empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão.

De acordo com Flávia Fernanda Conceição de Lima, Turismóloga e Gerente de Qualificação Profissional/Coordenadora do PEQTur-PA), o curso se destaca por ser algo inédito no Estado. “Somos protagonistas nessa história e isto é um marco na área ambiental. Juntamente com o Ideflor agora temos esse serviço mais do que diferenciado para oferecer.”, finalizou.

Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS:
fotor_145813068317613 fotor_145814719061267___

Comentários(2)

1. Marco Antonio Matias diz

Boa noite muito bom mesmo essa iniciativa de cvs promoverem esse curso pois tenho interesse em fazer o curso venho pois quero saber quando será o próximo curso sendo que sou formado em Técnico em Meio e estou retornando novamente para Belém, desde já agradeço. Zap:24988634201

2. Givaldo pontes diz

muito bom,é ótimo esses tipo de curso,além de ensinar técnica de aprendizagem e ensina como se comportar dentro de uma uc,essa turma está de ´parabéns pelo curso realizado.E eu com formação em gestão ambiental, em um futuro próximo gostaria de participar de cursos como esse, realizado por essa entidade,desde já agradeço pela oportunidade desde comentário. obs: gostaria de ser convidado no próximo curso

Comentários estão desabilitados para este artigo.