Quatro homens são autuados por porte ilegal de armas no REVIS Metrópole da Amazônia

Nesta última quinta-feira (10/03) quatro pessoas foram detidas por porte ilegal de armas de fogo, em uma Unidade de Conservação (UC), na Área de Refúgio da Vida Silvestre  (REVIS) Metrópole  da  Amazônia, em  Marituba. O  flagrante aconteceu durante uma operação do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), denominada “Biodiversidade Segura”.

André  Andrade  da  Silva, Anselmo  dos  Passos da Silva, Roberto Carlos Seabra da Silva e Mauro Pastana da Silva, portavam quatro espingardas (calibre 12, 20, 28 e 36), 26 munições (7 de calibre 12, 1 de calibre 16, 6 de calibre 20, 3 de calibre 28, 1 de calibre 32, 8 de calibre 36), 1 rede malhadeira, 2 lanternas, 2 terçados, 2 facões, 01 canivete e 01 machadinha, que foram apreendidos, junto com a embarcação em que se encontravam.

Os mesmos  foram  apresentados  na  Divisão  Especializada  em  Meio Ambiente (DEMA), onde  foram  autuados pelo delegado Vicente Costa, pelo crime de posse ilegal de arma, que  é afiançável  por lei na Polícia. Após prestarem depoimento, pagaram fiança de R$300 cada e foram liberados. O processo seguirá para a Justiça.

De acordo com Júlio Meyer, Gerente das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, do Ideflor-bio, as atividades de patrulhas sistemáticas do Batalhão da  Polícia  Ambiental são  fundamentais  para que sejam alcançados os resultados esperados nas Unidades de Conservação. “O REVIS abrange uma  área  equivalente  a quase  10  mil  campos de futebol, com inúmeras espécies de faunas e floras amazônicas ameaçadas de extinção, com uma beleza singular. Para isso, é fundamental a manutenção da vida selvagem na área”, disse.

Ainda  segundo  o  gerente, o  Ideflor  está  trabalhando  para transformar o REVIS em uma área de referência para atividade de pesquisas e de turismo. “Por conta desse trabalho de conservação de áreas, a gerência está investindo na consolidação de trilhas ecológicas e também em um sistema de monitoramento de biodiversidade, alinhado com pesquisas que estão ocorrendo em todo o Brasil.”, explica.

O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia foi criado através do Decreto nº. 2.211 de 30/03/2010 e está localizado na Região Metropolitana de Belém (RMB). Sua  área  de  6.367.27 hectares – que  era  propriedade  particular  da  antiga  Fábrica  Pirelli  –  abrange  6,3%  da  área  total  de quatro municípios: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Isabel do Pará. O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) fica a 23 Km do município de Belém, com acesso realizado por via terrestre através do Km 14 da Rodovia Federal BR-316, seguindo por mais 4 Km pela chamada “Estrada da Pirelli”.


Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

 

Comentários estão desabilitados.